Topo

Igreja em Ouro Preto vira templo do jazz e do soul

Carlos Minuano

Do UOL, em Ouro Preto*

31/08/2014 14h52

O edifício sinuoso da majestosa Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto, umas das pérolas mais requintadas do barroco mineiro, se transformou em templo do jazz na noite de sábado, 30.

A construção, de 1785, cedeu espaço para uma homenagem à grande diva do jazz e do soul Nina Simone (1933-2003) na segunda noite do Festival Mimo.

Com pouca ostentação de ouro em seu interior, imagens de Santo Antônio e São Benedito dividiram espaço com a violoncelista franco-americana Sonia Wieder-Atherton. Ao lado do pianista Bruno Fontaine e do percussionista Laurent Kraif, ela desfilou sucessos da cantora americana, como "Black Is the Color of My True Love’s Hair" e "Return Home".

Pouco antes da apresentação, uma fila enorme rodeava a igreja. Com capacidade para pouco mais de 170 pessoas, muita gente ficou do lado de fora. O casal Fabiano Faria e Karen Lopes veio de Mariana, cidade vizinha, para ver o concerto, mas não conseguiu entrar. “Não gostamos de música clássica, viemos pela Nina Simone”, disse Faria.

“Deveriam ter feito do lado de fora, como no caso do festival Tudo é Jazz”, sugere Karen. Ela se refere a outro evento de música que acontece há mais de uma década também em vários espaços da cidade.

Na próxima semana, no festival Mimo em Olinda, a violoncelista franco-americana Sonia Wieder-Atherton apresenta um concerto solo, com canções influenciadas no cancioneiro popular.

*O jornalista viajou a convite da organização do evento