Topo

Japonesa que canta em português lança clipe pedindo paz nos estádios

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 15h47

Ela é japonesa, canta em português e acaba de lançar “Tamo Junto”, música em que pede a paz nos estádios do Brasil, divulgada em primeira mão pelo UOL. Quatro dias após o goleiro do Santos Aranha sofrer ofensas racistas em uma partida em Porto Alegre, o apelo de Tsubasa Imamura parece ainda mais propício. 

“Acho lamentável esse tipo de discriminação e gostaria de prestar o meu apoio e solidariedade ao jogador. Temos que acabar com esse tipo de coisa em todo o mundo”, diz a cantora em entrevista por email ao UOL.

Fã de futebol e da cultura brasileira, a jovem de 29 anos aparece no novo clipe vestida com as camisas dos principais clubes brasileiros, enquanto toca um pequeno violão e cantarola delicadamente versos como “A cor e a diferença de pele e de crença/A mão que traz a dor um dia trouxe o amor/ E quando a nossa crença também vira doença, transformando a visão, cegando o coração/Tamo junto”.

“No Japão, por ser um país com educação muito rígida, as crianças são ensinadas e incentivadas desde pequenas a conviver em sociedade e a respeitarem uns aos outros. Jamais haveria uma briga como acontece nos estádios do Brasil. Nos jogos da J League [liga profissional de futebol do Japão], os torcedores entram e saem juntos, pelo mesmo portão. Eu amo muito o Brasil e fico muito triste quando vejo coisas deste tipo acontecendo.”

Autodidata, Tsubasa aprendeu sozinha a tocar e a falar português. Ainda claudicante na pronúncia (embora exemplar na escrita), estuda o idioma quase todos os dias, conta. Musicalmente, ela foge do lugar comum da música brasileira “tipo exportação”. Em vez de investir em acordes de samba ou bossa nova, faz covers de pop rock. Seu repertório tem Legião Urbana, Los Hermanos, Engenheiros do Hawaii e Raul Seixas, nomes que conheceu por intermédio do produtor, o brasileiro Robert Regonati.

“Desde menina ouço falar do Brasil e sua música, que é muito especial. Quando estudava canto no Japão e nos Estados Unidos, sempre ouvia falar de bossa nova. Mas foi com minha ida ao Brasil que descobri a música que hoje faz parte da minha vida, o rock e pop brasileiro. Músicas com melodias muito simples e uma riqueza enorme em suas mensagens, tanto políticas quanto sociais.”

O público brasileiro também é especial para a japonesa, que, em um ano e meio, acumula cerca de 30 mil seguidores em sua conta no YouTube, com vídeos que chegam a ter 400 mil visualizações, como o de “Pais e Filhos”, da Legião Urbana.

 “Já toquei no Japão inteiro, Coreia do Sul, vários países da Europa, mas o público brasileiro, em especial meu fã brasileiro, é maravilhoso. Vejo nos olhos das pessoas o quanto elas admiram um trabalho quando se tem um conceito. Isso para mim e minha equipe é o maior presente”, conclui.

Veja abaixo a cover de "Te Devoro", do cantor Djavan