Topo

Ex-vocalista do Soda Stereo, argentino Gustavo Cerati morre aos 55 anos

Gustavo Cerati, ao centro, com a banda argentina Soda Stereo - AP
Gustavo Cerati, ao centro, com a banda argentina Soda Stereo Imagem: AP

Do UOL, Em São Paulo

04/09/2014 14h33

O músico argentino Gustavo Cerati, ex-líder da banda Soda Stereo, morreu nesta quinta-feira (4), em Buenos Aires, após sofrer uma parada respiratória. O vocalista, que tinha 55 anos, estava há quatro anos em estado vegetativo, após sofrer um AVC. A informação foi confirmada pela família na página oficial do músico no Facebook. Ele será velado nesta quinta-feira (4) na Assembleia Legislativa da Cidade de Buenos Aires.

No Brasil, o Soda Stereo ficou conhecido pelas versões de Os Paralamas do Sucesso e Capital Inicial para a faixa "De Música Ligera" --adaptada na banda de Dinho Ouro Preto para o português "À Sua Maneira".

Uma das bandas mais populares da Argentina, o Soda Stereo foi formado por Cerati em 1982. Ao longo da carreira, lançou clássicos do rock cantado em espanhol, como "Signos" (1986), "Canción Animal" (1990), "Sueño Stereo" (1995) e "Comfort y Música Para Volar" (1996).
 

Faixas como "En la Ciudad de la Furia" e "De Música Ligera" fizeram a banda ser uma das mais reconhecidas na América do Sul. Integrada também pelo baixista Héctor "Zeta" Bosio e o baterista Charly Alberti, se separou em 1997 por diferenças criativas e pessoais, voltando para uma turnê de despedida em 2007.

O músico, que também tocava guitarra, lançou cinco álbuns solo --o último, "Fuerza Natural", em 2009. Venceu seis prêmios Grammy Latino nas categorias de melhor canção, melhor álbum e como produtor, entre outros prêmios.

Cerati foi internado em maio de 2010, quando passou mal depois de fazer um show em Caracas, na Venezuela, onde divulgava o disco solo "Fuerza Natural". 

Durante o tempo em que ficou internado, a família do cantor mantinha a esperança na recuperação.

O músico deixa dois filhos, Benito, de 21 anos, e Lisa, de 18, frutos de seu casamento com Cecilia Amenábar, modelo, atriz e DJ chilena.