Topo

Damon Albarn fica entre os finalistas do prêmio de música "Mercury Prize"

4.jul.2014 - O cantor e compositor Damon Albarn, do Blur, se apresenta durante a 41ª edição do Festival de Roskilde, na Dinamarca - Jonas Skovbjerg Fogh/Scanpix Denmark/AFP Photo
4.jul.2014 - O cantor e compositor Damon Albarn, do Blur, se apresenta durante a 41ª edição do Festival de Roskilde, na Dinamarca Imagem: Jonas Skovbjerg Fogh/Scanpix Denmark/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

11/09/2014 18h39

Após lançar seu primeiro CD solo "Everyday Robots", o cantor Damon Albarn - vocalista da banda Blur e Gorillaz - ficou entre os finalistas do principal prêmio de música do Reino Unido e Irlanda, o "Mercury Prize". A premiação será dada ao melhor álbum no dia 29 de outubro escolhido por 12 jurados de uma lista com o mesmo número de músicos.

Ao lado de Damon, estão concorrendo também a banda de rock Royal Blood, Anna Calvi, FKA Twigs, Bombay Bicycle Club, a rapper Kate Tempest, os grupos de jazz GoGo Penguin e Polar Bear, Nick Mulvey, East India Youth e a banda Young Fathers.

No ano passado, o vencedor foi James Blanke com o álbum "Overgrow". Em outras edições, já ganharam PJ Harvey, Franz Ferdinand, Arctic Monkeys e Portishead. O prêmio atual é de 20 mil libras (cerca de R$ 52 mil).

Dalmon já havia participado do prêmio outras duas vezes - uma quando era integrante do Blur e outra como membro do Gorillaz. O último, realizado em 2001, contou com a polêmica em que o próprio grupo pediu para que o seu álbum fosse tirado da competição.