Topo

Prefeito de Chicago declara 23 de setembro o "Dia de David Bowie"

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 15h49

O prefeito de Chicago, Rahm Emanuel, proclamou o dia 23 de setembro como o “Dia de David Bowie”. Segundo informa a edição americana da revista “Rolling Stone”, a homenagem ao músico britânico tem a ver com a chegada na cidade da mostra “David Bowie Is...”, que já passou por São Paulo, permanecendo 71 dias em cartaz no MIS, onde recebeu mais de 80 mil visitantes.

De acordo com uma nota do site Consequence of Sound, o anúncio foi feito por escrito em uma publicação na qual Emanuel descreve o lendário roqueiro como “um inegável ícone globalque ostenta um catálogo de 26 álbuns de estúdio aclamados pela crítica”, que “construiu pontes entre culturas e crenças enquanto ao mesmo tempo transcendia e fortalecia a música, a arte, a moda & design e  cânones teatrais”.

“David Bowie Is...”, que em São Paulo recebeu o nome de “Mostra David Bowie”, já passou também por Londres, Berlim e Toronto. A mostra traça um panorama na carreira de David Bowie, inserindo o público no processo criativo do "camaleão do rock" - que serviu como referência a diversas gerações tanto no aspecto musical, quanto artístico.

Organizada originalmente pelo renomado museu londrino Victoria & Albert, a exposição conta com 300 itens do acervo original do músico, o "The David Bowie Archive". Ela deve permanecer em Chicago –única cidade americana onde será exibida—até 4 de janeiro de 2015.