Topo

Acampados no Anhembi, fãs de Miley enfrentam perrengues para vê-la de perto

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 07h00

Em frente aos portões do Anhembi, na rua Olavo Fontoura, na zona norte de São Paulo, desde o dia 18 de agosto, fãs de Miley Cyrus têm passado noites dormindo na calçada fria e enfrentado todos os tipos de perrengue. De acordo com o grupo de cerca de dez jovens, eles também foram assaltados, "atacados" por moradores de rua e obrigados pela Guarda Civil Metropolitana a desarmar as barracas. Tudo para conferir de perto a apresentação da turnê do disco "Bangerz", que acontece nesta sexta-feira (26).

Uma das primeiras a acampar no local, Bruna Cavelagna, 18 anos, contou ao UOL que três amigos que dormiam na fila foram roubados na madrugada desta segunda-feira (22). “Chegaram dois caras com um senhor mostrando uma arma e levaram o celular de dois deles, mais a mochila e o chinelo. Eles ficaram com medo de reagir”, disse, sentada em cima da lona de sua barraca.

Na semana passada, a Guarda Civil Metropolitana, que teria sido acionada pelo próprio Anhembi, foi ao local para desarmar as barracas e retirar menores de 18 anos do acampamento. “Chegaram mandando a gente desmontar as barracas. Tinha até uma que estava vazia. Eles jogaram a barraca da menina com as coisas dela fora, acredita?”, contaram as amigas Anna Luiza Silva e Milena Julia, 16 anos.

Em comunicado oficial, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que a Guarda Civil Metropolitana está atuando no local, em conjunto com a subprefeitura da região, para preservar o espaço público. “Os agentes estão orientando a população a liberar a passagem para o uso dos pedestres e também para evitar riscos de acidentes”, diz a nota da secretaria.

No entanto, Milena e Nikolas Ramon, ambos de 18 anos, contam que já foram alvo de agressões de transeuntes e moradores de rua. “Chegaram moradores de rua com pau, pedra e foram tacando tudo na gente”, disse a garota. “Depois do evento Villa Mix Festival [no sábado, dia 20, no Campo de Marte, ao lado do Anhembi], as pessoas passavam e jogavam latinha de cerveja e garrafa na gente”, contou ele, que, mesmo assim, acha que tudo vale a pena para ver Miley Cyrus mais de perto.

"Brasil é puritano para entender Miley”

Miley Cyrus - Junior Lago/UOL - Junior Lago/UOL
22.set.2014 - Garota estende bandeira do Brasil assinada que será entregue para Miley Cyrus
Imagem: Junior Lago/UOL

Com ingressos sobrando tanto na pista VIP quanto na comum em São Paulo e no Rio de Janeiro, o show não parece repetir o mesmo sucesso que em 2011 –-quando Miley Cyrus ainda era atriz da Disney e personagem principal do seriado “Hannah Montana”.

Mas a cantora pop mudou. Hoje está mais ousada e sexy. E alguns de seus fãs se adaptaram a essa nova versão. Na calçada do Anhembi, é possível notar essa "rebeldia" ao vê-los deitados no chão após acabar com uma garrafa de vodca, em plena segunda-feira. 

“Comparada com as outras cantoras pop, a Miley Cyrus tem a loucura e a irreverência que elas não têm. Ela faz o que ela quer, e eu sou parecido com ela também na loucura”, disse Jefferson Batista, 19 anos, que foi seguido em coro por seus amigos. “Se ela quer beijar uma menina, ela beija. Se ela quer fumar maconha, ela fuma”, afirmou Nikolas.
 
Para Bruna Cavelagna, essa espontaneidade fez com que Miley perdesse muitos de seus fãs, já que "o Brasil é puritano para entender a cantora". "Ela abusa de gestos obscenos, sabe? Ela é bonita, tem uma voz linda e tem coisas que extrapolam. Teve um show que ela usou um pênis de borracha, por exemplo, e aquela bunda imitando a Nick Minaj. É desnecessário", disse a garota, que fez um cartaz pedindo um selinho da cantora pop.

Já a fã Anna Luíza acredita que os pais dos jovens e adolescentes brasileiros desaprovem Miley, e isso tenha feito com que o show que a cantora faria em Brasília fosse cancelado. “O show de Brasília foi cancelado porque não vendeu ingresso. Simples assim. Temos certeza disso. Ela não vai trazer estrutura nenhuma de palco para cá”, afirmou a garota com convicção. A apresentação de Brasília, que aconteceria no dia 24 de setembro, no Ginásio Nilson Nelson, foi cancelada por problemas de logística na construção do palco e no transporte de carga entre o México e o Brasil, segundo nota divulgada pela Vision Produções, empresa responsável pelo show.

“Mas eu sou fã, vou continuar indo atrás porque ela age por impulso como eu. A gente pagou caro pelo ingresso, e estamos aqui acampando. É essa a espontaneidade e a loucura que aprendemos com a Miley”, finalizou Bruna.