Topo

Annie Lennox alfineta Beyoncé e diz que cantora faz "feminismo light"

27.jan.2014 - Annie Lennox e David A. Stewart, do Eurythmics, participam da gravação do especial "The Night That Changed America: A Grammy Salute To The Beatles", que comemora 50 anos da primeira aparição dos britânicos na TV norte-americana, no programa "The Ed Sullivan Show" - Mario Auzuoni/Reuters
27.jan.2014 - Annie Lennox e David A. Stewart, do Eurythmics, participam da gravação do especial "The Night That Changed America: A Grammy Salute To The Beatles", que comemora 50 anos da primeira aparição dos britânicos na TV norte-americana, no programa "The Ed Sullivan Show" Imagem: Mario Auzuoni/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 12h29

A cantora Annie Lennox, do ex-Eurythmics, questionou o uso do feminismo nas apresentações e músicas de Beyoncé. Embora chame a cantora de “artista fenomenal”, Lennox afirmou que o uso de ideias feministas por artistas é feito apenas para autopromoção.

"Eu vejo um monte disso, de pegar a palavra como reféns e usá-lo para se promover, mas eu não acho que eles representam, necessariamente, de todo o coração, as profundezas do feminismo ", disse, em entrevista ao site “Pride Source”.

Lennox se referiu à apresentação especial de Beyoncé no último VMA, onde a palavra "feminista" foi exibida em letras garrafais no telão por trás da cantora. "Eu chamaria isso de ‘feminista light’”, disse ela. . "É simbólico para mim. Eu a acho uma artista fenomenal -  adoro suas performances --, mas eu gostaria de sentar com ela, gostaria de sentar com alguns artistas e ouvir o que eles realmente pensam ".

Ela continuou: "Eu acho que é um golpe baixo. Eu acho que o que eles fazem com é barato e... sim, eu posso dizer que sexo sempre vende. E não há nada de errado em vender sexo, mas isso depende do seu público. Se eles são crianças de 7 anos de idade, eu tenho problemas com isso”, afirmou. Na plateia do VMA, a filha de Beyoncé, Blue Ivy, assistiu a toda a apresentação.

Lennox também ampliou sua crítica à forma como o termo Feminismo é adotado na cultura popular, sem se referir explicitamente a qualquer outro artista. "Eu acho que para muitos é muito conveniente e isso parece ótimo e parece radical, mas eu tenho alguns problemas com isso".