Topo

Habitué, Franz Ferdinand toca pela 7ª vez no Brasil: saiba o que esperar

Do UOL, em São Paulo

30/09/2014 06h00

Formado em Glasgow, na Escócia, em 2002, o Franz Ferdinand é um dos principais representantes do indie rock da última década. Inspirado na sonoridade de Gang of Four e Talking Heads, o grupo do vocalista Alex Kapranos ajudou a resgatar e recolocar nas paradas os acordes e baterias secas do pós-punk britânico.

Com um rock retrô de pegada dançante, a banda arregimentou fãs fervorosos pelos cantos do mundo. Com os bem-sucedidos "Franz Ferdinand" (2004) e "You Could Have It So Much Better" (2005), alcançou sucesso de crítica e público, emplacando os hits "Take Me Out", "The Dark of the Matinée" e "Do You Want To".

Uma década após o auge comercial, a banda se apresenta nesta terça (30), em São Paulo, no Espaço das Américas e nesta quinta (2/10), no Rio, no Vivo Rio. É a sétima passagem do grupo pelo país em oito anos. A primeira, aconteceu em fevereiro de 2006, como atração de abertura do U2, à época na turnê "Vertigo". A banda saiu do palco ovacionada, dando início ao namoro com os fãs brasileiros.

Atualmente, o grupo busca recuperar o terreno perdido com os dois últimos álbuns de estúdio, "Tonight: Franz Ferdinand" (2009) e "Right Thoughts, Right Words, Right Action" (2013), que não obtiveram a repercussão dos predecessores. Parte do repertório de "Right Thought..." foi apresentado em São Paulo na edição 2013 do festival Lollapalooza.

O repertório da atual turnê, que na América do Sul também passa por Uruguai, Argentina e Chile, é focado, principalmente, no primeiro e no último trabalhado de estúdio do grupo, que traz as novas "Right Action", "Evil Eye" e "Love Illumination".

O Franz Ferdinand mantém sua formação original, que conta com Alex Kapranos (vocal e guitarra), Nick McCarthy (guitarra), Bob Hardy (baixo) e Paul Thomson (bateria).

Veja abaixo o setlist do show que a banda fez neste domingo (28), em Santiago, no Chile.

1. Bullet
2. The Dark of the Matinée
3. The Fallen
4. Do You Want To
5. Erdbeer Mund
6. No You Girls
7. Evil Eye
8. Walk Away
9. Stand on the Horizon
10. Can't Stop Feeling
11. Auf Achse
12. Brief Encounters
13. Fresh Strawberries
14. Tell Her Tonight
15. Take Me Out
16. Love Illumination
17. Michael
18. Ulysses

Bis

19. Right Action
20. Shopping for Blood
21. Outsiders
22. Goodbye Lovers & Friends
23. This Fire