Topo

Miley Cyrus quer mais que atenção, quer ser reconhecida, diz biógrafa

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

07/10/2014 06h00

À primeira vista, fica difícil ligar o nome à pessoa. Miley Cyrus, a mais subversiva das estrelas pop, é, na verdade, uma menina doce, extremamente ligada à família e dona de uma inabalável fé cristã. A história até poderia ter sido diferente, caso ela não tivesse desenvolvido uma obsessão quase doentia pelos holofotes.

A radiografia é da escritora Sarah Oliver, que acaba de lançar no Brasil “Miley Cyrus” – Uma Biografia, relato oficial da trajetória da ex-Hannah Montana, que na semana passada mostrou no Brasil a provocativa turnê “Bangerz”.

Editado originalmente em 2011, no início da guinada “adulta” de Miley, o livro tenta ligar as pontos de uma personalidade que desde cedo mostrou traços de rebeldia. Filha de músico country, ela começou a cantar ainda criança. Mal entrou na adolescência, viu-se encurralada entre a fama na TV e os padrões estéticos impostos pela Disney.

Para Sarah, a persona polêmica das páginas de celebridades, das alusões à maconha e das poses sexualmente explícitas nos shows, nada mais é do que uma reação às suas próprias inseguranças, que qualquer menina de sua idade teria.

Enquanto Michael Jackson —outra estrelas precoce—  preferiu se recolher a um universo onírico e infantojuvenil, que jamais pôde experimentar, Miley optou pelo caminho oposto. Escrachou. Como todo adolescente ávido pela atenção dos pais.

Mas engana-se, nas palavras da escritora, quem imagina a vaidade falando mais alto que as pretensões artísticas. Miley quer, sim, se divertir, mas quer também ser reconhecida como uma das grandes vozes do pop.

Leia abaixo a entrevista concedida pela autora via e-mail ao UOL.

UOL - Miley tem 21 anos. Quais são as vantagens e desvantagens de escrever sobre alguém tão jovem?
Sarah Oliver - Eu acho que é uma grande vantagem em muitos aspectos, porque você não tem que tentar espremer 60 anos dentro de um livro. Você tem que fazer caber apenas 20 anos e poucos. Miley teve uma vida interessante e ocupada até agora agora. Elaa fez mais do que a maioria das pessoas fazem em suas vidas.

Sarah Oliver - Então não há desvantagens?

Acho que a única desvantagem é que não é o fim da história, ainda há muito mais para onde ir. Espero escrever outro livro Miley em cinco anos, tempo suficiente para mostrar como sua vida mudou novamente.
 
O que você descobriu de mais interessante na pesquisa?

Foi ver o quanto Miley mudou, a forma como hoje ela é crua e honesta com seus fãs. Anos atrás não havia Twitter, mas agora Miley comunica por meio dele seus sentimentos mais profundos. Ela não tem medo de deixá-los saber quando está triste e com medo.
 
Mas por que ela se mudou tanto dos últimos quatro anos?

Ela cresceu. Ela não está sendo controlada mais pela Disney, então agora ela ela pode deixar a Miley real aparecer. Ela está aprendendo quem ela é como pessoa.
 
Quem é a verdadeira Miley Cyrus?

Hoje ela está no controle. Adora ter atenção, deixando claro a todos o que ela pode fazer. Mas o que ela quer mesmo é ser famosa por ter uma voz incrível, não por chocar as pessoas. Quer se divertir e aproveitar a vida.
 
Você consegue compará-la, neste momento, com outro artista pop da história?

Não, eu não penso assim. Miley é única. É uma cantora e atriz incrível. Ela passou por muita coisa para chegar até aqui, teve que passar por muitos lugares e países.