Topo

Nova música de Pink Floyd vaza na web; canção resgata solo de fase áurea

Capa de "The Endless River", novo disco do Pink Floyd - Divulgação
Capa de "The Endless River", novo disco do Pink Floyd Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

09/10/2014 11h34Atualizada em 09/10/2014 17h02

“The Endless River”, o novo álbum do Pink Floyd, só será lançado no dia 10 de novembro, mas uma importante mostra do trabalho vazou nesta quinta-feira (9) em uma rádio britânica.

“Louder Than Words” é um dos poucos momentos do disco com vocais. Com letra da escritora Polly Samson, mulher do vocalista e guitarrista David Gilmour, a canção resgata um Pink Floyd mais clássico, com solo de Gilmour que remete aos tempos áureos, coral gospel e levada de balada progressiva (ouça aqui).

"

Nós nos queixamos e lutamos / Mas isto que fazemos é mais alto que palavras / A soma das nossas partes / A batida de nossos corações é  mais alto que palavras", canta Gilmour na canção.

gilmour - Durga McBroom-Hudson/Facebook/Reprodução - Durga McBroom-Hudson/Facebook/Reprodução
A cantora Durga McBroom-Hudson (terceira da esq. à dir.) canta com David Gilmour nas gravações adicionais de "The Endless River"
Imagem: Durga McBroom-Hudson/Facebook/Reprodução

Após 20 anos sem lançar nenhum material inédito, a banda afirmou que o trabalho reúne sobras de “The Division Bell”, lançado em 1994, recentemente retrabalhadas em estúdio, e gravações originais de órgão do tecladista Rick Wright, membro fundador da banda, morto em 2008, registradas em ensaios em 1969.

O álbum, com material inédito gravado com Wright antes de sua morte, foi concebido como uma homenagem ao tecladista, que não foi apreciado pelos companheiros de grupo como merecia em vida, confessou o guitarrista a emissora de rádio "BBC6".

"Ele foi subestimado pelo público, pelos meios de comunicação e às vezes, odeio dizê-lo, até por nós mesmos", declarou Gilmour.

"Nem sempre o reconheci devidamente. As pessoas têm atitudes diferentes em relação ao trabalho e podemos fazer muitos juízos de valor e pensar que alguém não se está esforçando o suficiente, sem nos dar conta que seu esforço é diferente", afirmou.

O bateria Nick Mason acrescentou que "é uma grande oportunidade de reconhecer, lembrar e talvez dar mais crédito, apesar de um pouco tarde, a Wright", que morreu aos 65 anos de câncer.

David Gilmour já avisou aos fãs: “The Endlesss River” será o último capítulo da história do Pink Floyd. “Bem, Rick se foi. Está é última coisa nossa que será lançada”, disse à BBC nesta quinta-feira (9).

O álbum, em sua parte instrumental, será lançado em CD comum, vinil duplo e em um box set de luxo que inclui 39 minutos de material extra. Nesta semana, foi anunciado que "Talkin 'Hawkins” contará com a voz do famoso físico Stephen Hawkins, que já havia participado de uma canção de “The Division Bell”, "Keep Talking".

* Com informações da agência EFE