Topo

U2 diz que tinha medo que músicas de novo CD não fossem ouvidas

Do UOL, em São Paulo

14/10/2014 14h34

A banda U2 respondeu nesta terça-feira (14) a perguntas de internautas no Facebook. Por meio de um vídeo, Bono Vox, Adam Clayton, The Edge e Larry Mullen Jr. falaram sobre o download gratuito do álbum "Songs of Innocence", que se iniciou em 9 de setembro - quando a Apple disponibilizou o disco para todos os donos de aparelhos da marca, como iPhones, iPads e iPods.

Na pergunta, o fã pede que a banda nunca mais coloque para download automático um trabalho deles. Claramente sem graça, Bono respondeu: "Foi uma linda ideia. A gente se empolgou, foi uma megalomania, traçando uma auto-promoção. Tínhamos um medo profundo que essas canções, que fizeram parte das nossas vidas no último ano, não fossem ouvidas. Há muita mentira por aí. Muita coisa sendo dita sobre nós para superarmos".

Lançado sem qualquer anúncio prévio, junto com o iPhone 6, "Songs of Innocence" foi disponibilizado em cópias digitais gratuitas no iTunes para mais de 500 milhões de usuários. A Apple informou que, uma semana após o lançamento, o disco já foi ouvido por 33 milhões de usuários. O número é impressionante, mas está aquém do megalomaníaco objetivo inicial.

Muitos usuários da Apple reclamaram do álbum ser baixado automaticamente no iTunes e sincronizado nos dispositivos da empresa, como o iPod, o iPhone e o iPad. A Apple se viu então forçada em divulgar uma ferramenta rápida para ensinar os usuários a se livrarem do álbum do U2.

"Alguns clientes pediram pela possibilidade de apagar 'Songs of Innocence' de sua biblioteca, por isso montamos o itunes.com/soi-remove para que isso possa ser feito facilmente. Qualquer cliente que precisar de ajuda adicional deve entrar em contato com a AppleCare", disse o porta-voz da Apple, Adam Howorth, à rede britânica BBC. No link, ao clicar no botão "remove album", todo o disco é excluído do iTunes.

Veja a resposta da banda às perguntas dos fãs:

 
Post by U2.