Topo

Led Zeppelin tenta levar ação de plágio para tribunal inglês, mas juiz nega

09.out.2012 - O Led Zeppelin, durante o lançamento do DVD "Celebration Day"; da esq. para a dir.: Jason Bonham, Robert Plant, John Paul Jones e Jimmy Page - Dario Cantatore/Invision/AP, file
09.out.2012 - O Led Zeppelin, durante o lançamento do DVD "Celebration Day"; da esq. para a dir.: Jason Bonham, Robert Plant, John Paul Jones e Jimmy Page Imagem: Dario Cantatore/Invision/AP, file

Do UOL, em São Paulo

20/10/2014 08h24

Os integrantes do Led Zeppelin perderam o "primeiro round" de um processo na Pensilvânia, segundo o qual o hit "Stairway to Heaven" foi plagiado. A música, de acordo com a ação, seria uma cópia da faixa instrumental "Taurus", da banda Spirit, com quem o grupo fez turnês nos anos 1960. Conforme informou o site da revista "Billboard", os músicos do Led Zeppelin tentaram sem sucesso mudar a jurisdição do caso para a Inglaterra.

O processo foi aberto por um herdeiro do guitarrista Randy California, fundador do Spirit morto em 1997. Segundo o advogado Francis Aklexander Molofiy, que representa o herdeiro do músico, a história que Jimmy Page conta sobre a composição, dizendo que escreveu a música ao se isolar em uma cabana no País de Gales nos anos 1970, é falsa. O advogado está tentando bloquear o relançamento do disco "Led Zeppelin 4", que contém "Stairway", alegando que California deveria ser creditado como coautor da música. O disco deve ser relançado em verão remasterizada no final de outubro. 

Além de Page, também está sendo processado Robert Plant e as respectivas empresas musicais dos artistas. Os acusados tentaram mudar a jurisdição do processo, alegando que são cidadãos britânicos, que residem da Inglaterra e não possuem quaisquer vínculos ou contatos na Pensilvânia.

Mas a acusação alega que os réus devem ser julgados no Estado norte-americano por "lucrarem milhões de dólares do distrito por explorá-lo diretamente com o música 'Stairway to Heaven' por meio de vendas de CDs, downloads, rádio, televisão, marketing, shows e licenciamentos."

Os integrantes da banda ainda podem recorrer e tentar novamente mudar a jurisdição do caso.