Topo

Álbum completo de 6 discos de Bob Dylan pode ser ouvido na íntegra em site

Do UOL, em São Paulo

27/10/2014 12h17

"The Basement Tapes Complete: The Bootleg Series Vol. 11", lançamento de Bob Dylan que reúne seis discos com gravações feitas em 1967, está sendo transmitido integralmente no site NPR Music, antes de chegar às lojas, o que deve acontecer no dia 4 de novembro.

A coleção inclui todas as gravações de Dylan para o álbum "Basement Tapes", feitas com Robbie Robertson, Rick Danko e os demais integrantes de sua The Band nos meses seguintes a um acidente de moto que o compositor sofreu na época, segundo informa seu site oficial.

O disco foi lançado posteriormente em 1975, mas parte do material permaneceu inédito. O trabalho inclui um total de 138 faixas. Delas, 30 eram consideradas "perdidas" e foram encontradas em um apartamento de Nova York

Esse encontro gerou uma grande curiosidade entre os fãs do cantor. Isso porque, naquela época, Dylan estava em pleno auge criativo --em maio de 1966 tinha acabado de lançar o clássico "Blonde on Blonde".

Fechados e tocando em um porão, Bob Dylan e The Band gravaram versões de clássicos da música americana e começaram a compor novas músicas, algumas das quais seriam posteriormente grandes sucessos como "I Shall Be Released".

Após diversos rumores e a circulação de gravações piratas, em 1975 foi editada uma primeira edição de "The Basement Tapes". No entanto, havia a suspeita de que existia muito mais material gravado ou perdido, que é o que agora será lançado.

O último álbum do cantor é "Tempest", lançado em 2012. Bob Dylan já sinalizou que outro trabalho deve ser lançado neste ano.

Junto à edição completa de seis discos de "The Basement Tapes", será lançada uma versão reduzida de toda a lista formada por 38 canções em dois discos.