Topo

Foo Fighters revela trecho inédito do disco e relata fim do Nirvana

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 12h26

Na contagem regressiva para o lançamento do novo álbum, o Foo Fighters liberou mais um trecho de uma das oito canções que estarão em “Sonic Highways”. Com riff marcante, “Congregation” traz os vocais rasgados de Dave Grohl e refrão grandioso – o que parece dar a tônica em todo o disco, o oitavo da carreira. Para ouvir o trecho da canção, clique aqui.

Além da prévia, Dave Grohl revelou que uma das músicas da nova safra é sobre o fim do Nirvana e do período em que passou de luto, após a morte do amigo Kurt Cobain.

“Eu não queria fazer música depois do Nirvana e, então, o tempo passou e eu pensei: ‘Espere um pouco, música é a única coisa que me ajudou a começar de novo, vai me curar, é isso que eu devo continuar fazendo’”, disse ele ao site “Blabbermouth”. “Então voltei ao mesmo estúdio [onde esteve com Kurt Cobain pela última vez] e gravei de novo. E minha vida foi reiniciada. Isso se tornou o tema do episódio e também o tema da música.”

O “episódio” do qual Grohl se refere é mais um capítulo da série “ Sonic Highways”, que promete contar a história da música norte-americana, enquanto a banda viaja pelo país, gravando as músicas do álbum.

Cada canção foi gravada em um histórico estúdio. “Subterrenean” surgiu quando a banda parou em Seattle – terra de origem do Nirvana. "Seattle é onde minha vida mudou com o Nirvana e recomeçou com o Foo Fighters", diz o vocalista. "Na faixa, conto a história da cidade e do Robert Lang Studios, onde nos reunimos [com o Nirvana] pela última vez. É um local ao norte da cidade, próximo à minha casa. Logo após gravarmos lá, Kurt morreu".

Até o momento, duas músicas do novo disco já foram reveladas: “The Feast and The Famine” e “Something From Nothing”. "Sonic Highways" chega às lojas no dia 10 de novembro.

Dolly Parton, Public Enemy star Chuck D, Willie Nelson e LL Cool J estão entre os famosos que vão fazer uma participação no documentário de oito episódios que estreia na HBO no dia 17 de outubro nos Estados Unidos. No Brasil, a série será transmitida pelo canal BIS, a partir do dia 30 de novembro, sempre às 20h30, e nos domingos seguintes a partir desta data.

Show

A banda confirmou recentemente que virá ao Brasil em janeiro de 2015 para quatro shows em Porto Alegre (21), São Paulo (23), Rio (25) e em Belo Horizonte (28)

Com a popularidade cada vez mais em alta, o grupo volta ao país com status de banda de arena e se apresenta em lugares maiores, como o estádio do Morumbi, em São Paulo, e no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Os preços vão de R$ 100 (meia-entrada para arquibancada em São Paulo) a R$ 640 (pista premium inteira, também em São Paulo).