Topo

Produtor afirma que Bob Dylan, Beatles e Stones quase gravaram juntos

Do UOL, em São Paulo

07/11/2014 12h49

Consegue imaginar três maiores influências da música nos anos 60 gravando um disco juntos? A história ficou guardada durante muito tempo e só foi divulgada agora: por um momento Bob Dylan, os Beatles e os Rolling Stones quase trabalharam em um álbum juntos.

Segundo a revista "Rolling Stone", quem conta a história é o produtor e engenheiro de som Glyn Johns, que trabalhou ativamente nos maiores discos da época.

Poucas figuras do rock guardam um currículo como o dele. Ao logo da década, ele trabalhou nos álbuns dos Rolling Stones (“Beggars Banquet”, “Sticky Fingers”, “Let It Bleed”), os Beatles (“Let It Be”, “Abbey Road”), o Who (“Who’s Next”, “Quadrophenia”, “The Who By Numbers”) , The Band (“Stage Fright”), Neil Young (“Harvest”), Eagles (“Desperado”, “On the Border”), o Clash (“Combat Rock”), entre outros. Parte dessa vivência na cerne da história do rock sai agora em seu livro “Sound Man”, que chega às lojas em 13 de novembro.

Talvez a história mais surpreendente venha de seu breve encontro com Bob Dylan em um aeroporto de Nova York. Johns estava viajando com o fundador da revista “Rolling Stone”, Jann Wenner, que acabara de finalizar sua entrevista com Dylan, em 1969. "[Dylan] me perguntou sobre o álbum dos Beatles que eu tinha finalizado e foi muito elogioso sobre o meu trabalho com os Stones ao longo dos anos", Johns escreve. "Por sua vez, balbuciei sobre como o quanto todos nós fomos influenciados por seu trabalho."

Dylan em seguida, soltou uma bomba. "Ele disse que teve a ideia de fazer um registro com os Beatles e os Stones", relata o produtor. "E ele me perguntou se eu poderia descobrir se os outros estariam interessados. Eu estava completamente chocado. Você pode imaginar as três maiores influências na música popular na década anterior fazendo um álbum juntos?"

Johns rapidamente começou a telefonar para as bandas. "Keith [Richards] e George [Harrison] acharam fantástico", ele escreve. "Mas eles já eram grandes fãs de Dylan. Ringo [Starr], Charlie [Watts] e Bill [Wyman] foram amigáveis com a ideia, enquanto todo mundo estava interessado. John não disse que exatamente um não, mas ele não estava interessado. Paul e Mick, ambos disseram absolutamente não".

"Eu tinha tudo planejado", escreve Johns. "Gostaria de reunir o melhor material de Mick e Keith, Paul e John, Bob e George, e em seguida selecionar a melhor seção rítmica das duas bandas para se adequar as canções que fossemos editar”. A ideia, no entanto, nunca foi para frente e caiu no esquecimento.