Topo

Clipe de Pink Floyd dá vida à capa do novo álbum e homenageia tecladista

Capa do novo álbum ganha vida no clipe - Reprodução
Capa do novo álbum ganha vida no clipe Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 09h15

Com último álbum da carreira recém-lançado, o Pink Floyd divulgou novo clipe para "Louder Than Words". Assista aqui.

A música é a única cantada do álbum "The Endless River", primeiro registro da banda em 20 anos e colagem de sobras de estúdios em homenagem ao tecladista Richard Wright.

Morto em 2008, Wright tem destaque no vídeo. Ele aparece nas filmagens feitas na gravação de "The Division Bell" (1994), com o restante da banda. Há também imagens recentes de David Gilmour gravando os vocais da canção.

A arte do disco, assinada pelo egípcio de 19 anos, Ahmed Emad Eldin, também ganha vida no clipe. Uma canoa navega por entre um mar de nuvens, enquanto o homem solitário observa da gôndola o que parece ser um antigo porto, com navios enferrujados.

Barcos e rios aparecem também em todo conceito do álbum e nas entrevistas sobre o lançamento. “O tanque certamente está quase vazio. Mas vamos continuar cuidando do catálogo da banda”, afirmou o baterista do Pink Floyd, Nick Mason, 70 anos, em um evento em Londres na noite desta segunda-feira (10). 

pink - Reprodução - Reprodução
O tecladista Richard Wright (à esquerda) é homenageado no novo clipe do Pink Floyd. À direita, imagem recente de David Gilmour no estúdio
Imagem: Reprodução

"The Endless River" já figura entre os maiores lançamentos do ano. No Reino Unido, foi o álbum que teve maior pré-venda nas lojas virtuais iTunes e Amazon. O disco traz 21 canções, na maioria instrumentais e descritas pelos próprios integrantes como "músicas ambiente", em pouco mais de uma hora de duração. O projeto foi criado por Gilmour e Mason, únicos integrantes remanescentes, e não tem participação do cofundador Roger Waters, que deixou a banda em 1985 para se dedicar à carreira solo.

Resgate de material

Fundado em 1965, O Pink Floyd foi uma das bandas mais influentes na cultura pop. Com seu rock progressivo e psicodélico e shows elaborados, foi também um grupo comercialmente bem-sucedido.

Para juntar o material de "The Endless River", os ingleses retornaram ao baú da época do álbum "Division Bell" (1994). Faixas que haviam ficado de fora daquele disco, inicialmente planejado para ser um álbum duplo, formam a base do novo lançamento. “Muito do álbum é um improviso entre nós três”, disse Gilmour, referindo-se a Mason e a Wright.

“Inicialmente, essas músicas seriam parte do álbum 'Division Bell', mas como um segundo disco de músicas ambiente”, explicou Nick Mason, acrescentando que o processo de resgate das faixas que entraram em "The Endless River" durou dois anos. Sobre elas ainda houve gravações adicionais, que tiveram início no final de 2013. “Nós pensamos que, se tivéssemos continuado algumas daquelas gravações na época, adicionaríamos instrumentos e faríamos exatamente como fizemos agora”, disse Gilmour. “Nós ouvimos mais de 30 horas de gravações feitas por nós três e selecionamos as músicas que queríamos trabalhar para 'The Endless River'”, contou Gilmour.

gilmour2

  • ['The Endless River'] é um tributo a Richard Wright; seus teclados formam o coração do som do Pink Floyd

    David Gilmour, vocalista

O novo álbum pode ser considerado uma generosa despedida a Richard Wright, que havia deixado a banda em 1979 e retornado em 1987, quando foi lançado o álbum "A Momentary Lapse of Reason".  “'[The Endless River'] é um tributo a Richard Wright; seus teclados formam o coração do som do Pink Floyd”, disse Gilmour, revelando o porquê do nome do disco. “'The Endless River' é a ultima frase que aparece no fim da canção 'High Hopes', do último álbum [Division Bell]”, explica Gilmour. Parte do disco foi gravada em um estúdio dentro de um barco, o Astoria, que fica atracado no rio Tâmisa.