Topo

Angus Young diz que baterista do AC/DC "precisa resolver seus problemas"

Foto de divulgação do AC/DC sem o baterista Phil Rudd - Divulgação
Foto de divulgação do AC/DC sem o baterista Phil Rudd Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 17h00

Integrantes do AC/DC disseram que ainda não falaram com o baterista Phil Rudd desde que ele foi detido, acusado da tentativa de encomendar um assassinato na Nova Zelândia, no último dia 6 de novembro, informou a rede britânica BBC.

De acordo com o guitarrista Angus Young, antes de Rudd enfrentar  problemas com a Justiça neozelandesa o grupo teve “alguns problemas” com ele, enquanto gravava o álbum novo álbum, “Rock or Bust”, mas a detenção do baterista “pegou todos de surpresa”.

“Ele se meteu em uma enrascada”, disse Young.  As principais acusações contra o baterista já foram descartadas, mas ele ainda enfrenta processo por porte de meta-anfetamina e maconha. “Nós tivemos alguns problemas com ele antes”, revelou o guitarrista, durante uma entrevista em Nova York para promover o novo álbum da banda, que deve ser lançado em 2 de dezembro.

“Mesmo quando estávamos gravando, era difícil trazê-lo à gravação. E depois ele tinha que aparecer para compromissos de divulgação com a gente, para fazer filmagens e mais algumas coisas, e ele também não apareceu”, afirmou o músico, que concluiu: “Então, nesse estágio, é uma situação bem difícil para nós”.

Rudd já foi demitido da banda em 1983 e voltou em 1994. Sua ausência em uma foto recente de divulgação tem causado especulações na internet sobre a sua permanência no AC/CD. 

Inicialmente, a polícia da Nova Zelândia acusou o baterista de 60 anos de tentar contratar um pistoleiro para matar duas pessoas, mas essa acusação foi descartada 24 horas depois. Ele continua, no entanto, acusado de ameaça de homicídio, o que pode lhe render uma pena de até sete anos de prisão, caso seja condenado.

“Acho que ele precisa resolver seus problemas”, falou Young, acrescentando que a banda continua “resolvida a ir adiante”. “Neste momento, isso é um ponto de interrogação. Mas, se estivermos em turnê, haverá um baterista.”

Aos 59 anos, Young se tornou o único integrante original da banda, depois que seu irmão, Malcolm, foi diagnosticado com demência no início deste ano.  A formação atual conta ainda com o baixista Cliff Williams, o vocalista Brian Johnson e o sobrinho de Young, Stevie, na outra guitarra.

Rudd terá que se apresentar à corte da Nova Zelândia em 27 de novembro.