Topo

Pela 3ª vez no Brasil, guitarrista do Hives diz não conhecer artistas daqui

André Cáceres

Do UOL, em São Paulo

14/11/2014 05h00

Conhecidos pelo visual sóbrio, com ternos pretos, e por ressuscitar o garage rock dos anos 1960 no início dos anos 2000, os suecos do The Hives já vieram ao Brasil para tocar no Festival Orloff Five, em 2008, e no  Lollapalooza de 2013. Agora, voltam como banda de abertura da turnê do grupo britânico Arctic Monkeys, além de realizar seu show próprio em São Paulo.

“A América do Sul é um dos melhores lugares para visitarmos. Sempre fizemos grandes apresentações no continente”, conta o guitarrista Nicholaus Arson, em entrevista ao UOL.

hives - Eduardo Anizelli/Folhapress - Eduardo Anizelli/Folhapress
O guitarrista Nicholaus Arson, durante o Lollapalooza 2013
Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

O último disco do grupo, “Lex Hives” foi lançado em 2012, mas os fãs já podem se preparar, pois a banda já está preparando material novo. “Nós temos tocado músicas inéditas. Depois dessa turnê, trabalharemos em gravar outro álbum”, afirma.

Para Arson, tocar com a trupe de Alex Turner é uma grande experiência. “É bom estar em festivais ou abrir shows, pois temos a oportunidade de mostrar nossa música para pessoas que nunca nos ouviram”, comemora e acrescenta: “Nós gostamos muito de fazer shows para nosso público. Mas não importa realmente se seremos a atração principal ou não. E tocar com o Arctic Monkeys é muito divertido, nós amamos eles”.

Algumas das maiores influências de Arson também já foram bandas de abertura, como o Judas Priest e o AC/DC. “Eu comecei na bateria, mas esses caras me fizeram aprender guitarra”, relembra. “Mas quem me fez tocar muita guitarra foi o Yngwie Malmsteem.  Acredito que me inspirei muito nele”, completa o músico, referindo-se ao seu conterrâneo, o virtuoso instrumentista sueco de heavy metal.

No entanto, o guitarrista admite não ter muito contato com a música sul-americana. “Na Suécia, se ouve muito pouco. Na verdade, acho que não conheço nenhum artista brasileiro. Já escutei algumas coisas em português nas rádios, mas não tenho certeza se era do Brasil”, revela Nicholaus.

Para quem quiser ver o The Hives de perto, a banda abrirá os shows do Arctic Monkeys nesta sexta-feira (14), em São Paulo (Arena Anhembi), e no sábado (15), no Rio de Janeiro (Arena HSBC), para depois voltar à capital paulista, onde se apresentará domingo (16), em show solo no Cine Joia.