Topo

Chris Martin, One Direction, Bono e Sinead O'Connor cantam contra o ebola

Artistas reeditam encontro para arrecadar fundos contra o Ebola na Àfrica - Band Aid Trust/Brian Aris/Camera Press
Artistas reeditam encontro para arrecadar fundos contra o Ebola na Àfrica Imagem: Band Aid Trust/Brian Aris/Camera Press

Do UOL, em São Paulo

17/11/2014 11h55

Estrelas da música dos gêneros mais diferentes deram as mãos na reedição do projeto “Band Aid”, criado pelo cantor irlandês Bob Geldof em 1984 para lutar contra a fome da Etiópia.

Desta vez, One Direction, Ed Sheeran, Sinead O’Connor, Chris Martin, Ellie Goulding, Sam Smith e, claro, Bono Vox, deram as mãos para a nova versão da canção “Do They Know It’s Christmas”, em prol da luta contra o avanço do ebola na África.

O clipe foi gravado no sábado (15) e mostra os artistas no estúdio. O vídeo foi exibido no intervalo do programa “The X Factor” e já está sendo vendido oficialmente pelo iTunesAssista aqui.

Sem Adele

A ausência de Adele no clipe e na gravação rendeu uma polêmica entre Geldof e a cantora britânica. O músico chegou a reclamar publicamente que "algumas pessoas simplesmente não querem participar" da gravação. Em seguida, ele direcionou a crítica a Adele. "Adele não está fazendo nada, ela não atende o telefone ... ela não está escrevendo. Ela não está gravando. Ela não quer ser incomodada por ninguém", disse ao jornal "The Sun".

Um porta-voz de Adele negou que a cantora teria garantido presença na gravação e confirmou que ela escolheu  apoiar a causa "com uma doação".

Gravação rápida

As estrelas entraram cedo no estúdio a pedido do cantor e ativista político irlandês Bob Geldof, que ressuscitou o projeto 'Band Aid', 30 anos depois de criar o mesmo para lutar contra a fome na Etiópia.

"É impressionante que tenha conseguido tirar tantas estrelas da cama às 8h da manhã de um sábado", brincou o DJ Nick Grimshaw ao chegar aos estúdios Sarm, no bairro londrino de Notting Hill, cercado por fotógrafos e fãs. "É um privilégio estar aqui. Esperamos que a canção atinja o número um de vendas para conseguir muitos fundos", disse Niall Horan, do One Direction.

O governo anunciou que não vai fiscalizar os lucros do álbum. "Se todos os países compartilharem os valores da Grã-Bretanha e cumprissem suas promessas, não estaríamos assim", afirmou Bono Vox. Os autores pediram para que as pessoas não tentem baixar a música de maneira gratuita.

"Pouco importa se gosta ou não da canção, dos artistas ou se a gravação ficar um pouco ruim. Comprem, é o que conta", afirmou Geldof, que insistiu no objetivo de caridade.

Em 1984

Há 30 anos, "Do They Know It's Christmas?", interpretada por artistas como Sting, Paul McCartney, Phil Collins e George Michael, vendeu mais de 3,7 milhões de exemplares e permitiu a arrecadação de 10 milhões de libras para a luta contra a fome na Etiópia.

A canção foi gravada de novo em 1989 (Jimmy Sommerville, Chris Rea, Cliff Richard, Kylie Minogue, entre outros) e em 2004 (Radiohead, Bono, Robbie Williams, Chris Martin, entre outros) para ajudar Darfur. Para a nova versão, Geldof reescreveu parte da letra para adaptá-la ao contexto.

O Ebola provocou mais de 5.000 mortes. "É um vírus desumano", afirma Bob Geldof. "Não suporto que as pessoas não possam se abraçar nos últimos momentos, que os pais não possam consolar os filhos", comentou.

* Com informações da AFP