Topo

Primeiro documentário autorizado sobre Kurt Cobain revela 200 h de inéditas

Imagem de Youri Lenquette mostra Kurt Cobain meses antes de sua morte, em 1994 - Reprodução/BBC
Imagem de Youri Lenquette mostra Kurt Cobain meses antes de sua morte, em 1994 Imagem: Reprodução/BBC

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 16h14

A HBO, em parceria com a Universal Pictures, lançará no próximo ano o primeiro documentário autorizado sobre a vida e a carreira de Kurt Cobain, líder da banda grunge Nirvana.

Chamado "Montage of Heck", o documentário mostra que ainda hoje "a banda carro-chefe da Geração X continua a ser um objeto de reverência e fascínio para os fãs de música em todo o mundo". O longa será escrito, dirigido e produzido pelo diretor indicado ao Oscar Brett Morgen. As informações são do site "The Wrap".

Segundo comunicado do HBO, o documentário será feito com a cooperação da família de Kurt Cobain. "O filme é uma viagem cru e visceral através da vida de Cobain e fornece sem tabus acesso a seus arquivos, seus filmes caseiros nunca antes vistos, gravações, obras de arte, fotografias, revistas, demos, arquivos pessoais, arquivos de família e songbooks. O filme apresenta dezenas de canções do Nirvana e performances, bem como canções originais inéditas Cobain."

Segundo relato do diretor, foram descobertos "mais de 200 horas de músicas inéditas, uma vasta gama de projetos de arte (pinturas a óleo, esculturas), incontáveis horas de filmes caseiros nunca antes vistos, e mais de 4000 páginas de escritos que, juntos, ajudam a pintar um retrato íntimo de um artista que raramente se revelou aos meios de comunicação".

Ele continuou: "Eu não poderia estar mais feliz com nossos parceiros na HBO e Universal. Estamos ansiosos para compartilhar este filme com o público ao redor do mundo."

Brett Morgen foi indicado ao Oscar® por documentários aclamados como as apresentações da HBO "Crossfire Hurricane", que celebrou o 50º aniversário dos Rolling Stones, e "The Kid Stays in Picutre". Frances Bean Cobain, filha de Cobain, é a produtora executiva.