Topo

Paul faz show com clima de "já te vi" e celebra o amor em nova arena de SP

Mirella Nascimento

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 01h11Atualizada em 26/11/2014 13h03

Quatro anos depois de sua última apresentação em São Paulo, Paul McCartney estreou o palco do Allianz Parque com um show bastante parecido com o de 2010 – que ocorreu em outro estádio, o Morumbi. Além das mais de 20 músicas repetidas, Paul também repetiu as saudações em português, as piadas e caretas, as homenagens aos ex-parceiros de Beatles e a celebração ao amor, algumas de suas marcas registradas.

O clima de "já te vi", porém, não é um problema para os fãs do músico, que esgotaram os 45 mil ingressos no primeiro dia de vendas, lotaram o estádio em uma noite chuvosa e aprovaram a nova arena como um bom espaço para shows – com exceção de alguns que ficaram em pontos das laterais, onde houve problemas com o som em momentos da apresentação. "Boa noite, paulistas. Hoje vou tentar falar um pouco de português. É bom estar de volta", declarou Paul na abertura do show, que começou com atraso, às 21h46, devido à dificuldade de acesso de parte do público por conta da chuva.

Ao longo da apresentação, Paul fez coração com as mãos depois de executar "My Valentine", dedicada à mulher, Nancy; disse "We love you yeah yeah", depois de ouvir a mesma declaração de amor vinda do público; falou novamente em português ao anunciar as músicas do "novo CD" - com a ajuda de uma "cola" estrategicamente localizada em cima do órgão colorido. Na plateia, casais apaixonados dançaram como em bailinhos em "And I Love Her", fãs de todas as idades acenderam as lanternas dos celulares (na falta de isqueiros) em "Let it Be" e choraram ao som de canções como "Hey Jude" e "Blackbird".

Família de Bauru no show de Paul McCartney - Mirella Nascimento/UOL - Mirella Nascimento/UOL
O menino Pedro com seus pais, Paulo e Maria Lúcia, no show de Paul McCartney
Imagem: Mirella Nascimento/UOL

A advogada Maria Lúcia Damasceno, de 30 anos, estava na plateia do Morumbi quatro anos atrás e garante que o ingresso de pista premium vale o repeteco. "É sempre bom, a gente não quer nem saber [se o setlist não varia muito]", disse. Desta vez, Maria Lúcia veio acompanhada do marido, o analista de sistemas Paulo, e do filho Pedro, 9, que se declara fã dos Beatles há cinco anos e conta que insistiu com os pais para ir ao estádio do Palmeiras ver de perto o ídolo "antes que ele decida parar de tocar". Entre suas músicas preferidas, citou "Lucy in The Sky With Diamonds" e "I Am The Walrus", que não entram no setlist da turnê. "Mas tudo bem, eu sei que ele toca 'Hey Jude'", comentou sorridente, debaixo da chuva que caía cerca de uma hora antes do início do show.

A paixão do garoto, que mora com a família em Bauru (SP), começou por conta do jogo "Rock Band Beatles". Depois de tocar algumas músicas do grupo no game, quis ouvir mais. "Eu gostava da banda, agora gosto dele também", disse. Para ele e outros fãs do Fab Four, Paul reservou um setlist com 26 músicas do grupo, incluindo clássicos como " Let it Be", "All My Loving", "Yesterday" e "Eleanor Rigby", além de outras não tão óbvias, como "Being for the Benefit of Mr. Kite!".

A estudante de direito Beatriz Gadelha Brito, de 21 anos, também não se importa com a falta de surpresas nas apresentações de Paul. Moradora de Fortaleza, foi ao show na cidade no ano passado e sabia bem que poucas das novidades seriam os singles "New", "Queenie Eye" e "Save Us", do álbum "New". "Amo Paul, amo os Beatles. O show é sempre bom. Pode ligar o repeat", brincou.

A jovem chegou ao estádio usando por baixo da capa de chuva uma camiseta customizada por ela especialmente para o show, com uma foto de Paul e correntes douradas. "Fiz essa e outra para usar no aeroporto, para mostrar para todo mundo que eu estava vindo para o show", contou a jovem, que gastou mais de R$ 2 mil para sair de Fortaleza e ver seu segundo show do ex-Beatle.

No clima de celebração do amor estava o casal Maurício e Suzana Granjeiro, que comemorou nesta terça-feira o aniversário de casamento. Os dois saíram de Ibiúna, no interior paulista, com uma faixa pedindo a música "Golden Slumbers" – executada, como em todos os shows da turnê, no último bis, seguida de "Carry That Weight" e "The End".

"Somos fãs e essa música estava na playlist do nosso casamento", contou Suzana, pela primeira vez em um show de Paul. Se depender dela, não será o único. Se depender de Paul, também não. "Até a próxima", disse o músico depois da última canção, para a felicidade dos fãs que não se importam com o repeteco – como aqueles que na saída do estádio já se posicionavam na fila para a apresentação desta quarta-feira, última deste ano no país.

Confira o selist base da turnê

1. Eight Days a Week
2. Save Us
3. All My Loving
4. Listen to What the Man Said
5. Let Me Roll It
6. Paperback Writer
7. My Valentine
8. Nineteen Hundred and Eighty-Five
9. The Long and Winding Road
10. Maybe I'm Amazed
11. I've Just Seen a Face
12. We Can Work It Out
13. Another Day
14. And I Love Her
15. Blackbird
16. Here Today
17. New
18. Queenie Eye
19. Lady Madonna
20. All Together Now
21. Lovely Rita
22. Everybody Out There
23. Eleanor Rigby
24. Being for the Benefit of Mr. Kite!
25. Something
26. Ob-La-Di, Ob-La-Da
27. Band on the Run
28. Back in the U.S.S.R.
29. Let It Be
30. Live and Let Die
31. Hey Jude

Primeiro bis:

32. Day Tripper
33. Hi, Hi, Hi
34. I Saw Her Standing There

Segundo bis:

35. Yesterday
36. Helter Skelter
37. Golden Slumbers
38. Carry That Weight
39. The End