Topo

Colaborador dos Rolling Stones, saxofonista Bobby Keys morre aos 70 anos

Bobby Keys e Keith Richards, durante show dos Rolling Stones - Reprodução
Bobby Keys e Keith Richards, durante show dos Rolling Stones Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/12/2014 17h45

O saxofonista Bobby Keys, conhecido pelas colaborações com os Rolling Stones, entre outros músicos, morreu nesta terça-feira (2), aos 70 anos. A informação é do jornal britânico “The Guardian”. Segundo a agência Reuters, o músico morreu em sua casa, na cidade de Frankin, Estado norte-americano do Tennessee.

Ativo na cena roqueira desde os 15 anos de idade, Keys já tocou com nomes como Buddy Holly, John Lennon e Eric Clapton ao longo de sua carreira. Seu trabalho mais famoso, no entanto, é ao lado dos Stones. Seus solos de saxofone podem ser ouvidos em clássicos da banda como “Brown Sugar” e ao longo do mais aclamado álbum do grupo, “Exile on Main Street”.

Grande amigo do guitarrista Keith Richards, Keys nasceu no mesmo dia que ele. Richards, aliás, dedicou várias páginas a histórias envolvendo o saxofonista em sua autobiografia, “Vida”, na qual o guitarrista o descrevia como melhor amigo. “Uma alma do rock and roll, um homem sólido, também um maníaco depravado.”

Ainda segundo a Reuters, os Rolling Stones divulgaram um comunicado sobre a morte do colega: "Os Rolling Stones estão arrasados com a perda de Bobby Keys, seu amigo muito querido e saxofonista lendário. Bobby fazia uma contribuição musical única à banda desde os anos 1960. Ele deixará muita saudade".

Keys ainda tocava com os Stones quando a banda foi atração principal do festival Glastonbury, em 2013. Em outubro, ele foi forçado a abandonar a turnê do grupo na Nova Zelândia e Austrália, devido a problemas de saúde. Em uma entrevista ao jornal “The West Australian”, pouco antes de ele deixar a turnê dos Stones, Keys disse: “Não importa quantas vezes eu toquei ‘Brown Sugar’, eu nunca me cansarei de tocá-la”.

A causa da morte não foi divulgada. Mas o tecladista Michael Webb, que tocava na banda do saxofonista,  Bobby Keys and the Suffering Bastards”, disse ao site Nashville Scene que o músico lutava contra uma cirrose havia algum tempo.