Topo

Promotoria diz que baterista do AC/DC ameaçou matar ex-empregado e a filha

4.dez.2014 - Phil Rudd, baterista do AC/DC, deixa a corte distrital de Tauranga, na Nova Zelândia, após ter sido detido pela polícia ao brigar com uma testemunha de acusação; o músico é acusado de ameaça de morte e porte de drogas - Alan Gibson/AP
4.dez.2014 - Phil Rudd, baterista do AC/DC, deixa a corte distrital de Tauranga, na Nova Zelândia, após ter sido detido pela polícia ao brigar com uma testemunha de acusação; o músico é acusado de ameaça de morte e porte de drogas Imagem: Alan Gibson/AP

Do UOL, em São Paulo

05/12/2014 19h16

Promotores da Nova Zelândia revelaram nesta sexta-feira (5), pela primeira vez, detalhes das acusações enfrentadas pelo baterista do AC/DC, Phil Rudd, 60 anos, segundo informações da rede britânica BBC. A Promotoria diz que o músico ameaçou matar um ex-funcionário e a filha dele.

Os detalhes da acusação vieram à tona um dia após Rudd ter quebrado a sua fiança ao ter contato com uma testemunha do processo. No início da semana, o baterista, que vive há anos na cidade neo-zelandesa de Tauranga, onde tem um restaurante, alegou ser inocente das acusações de ameaça de assassinato e posse de drogas.

Originalmente, ele também era acusado de tentar encomendar assassinato, mas isso foi descartado por falta de provas. Os promotores da Nova Zelândia declararam ainda que, na manhã de 26 de setembro, Rudd deu dois telefonemas.

O primeiro era para um parceiro de negócios. Na chamada, ele “falou sobre o que ele queria fazer ao” homem, que  trabalhou para ele por três anos e não teve o nome mencionado. 

O segundo telefonema foi para o próprio homem a quem ele se referia. Nele, Rudd teria “ameaçado matar ele e sua filha”.

No dia 6 de novembro, a polícia fez uma busca na casa do baterista, na cidade de Tauranga, e encontrou 130 g de maconha e 0,7 g de metanfetamina. Segundo os promotores, Rudd reconheceu a posse de maconha, mas negou tanto as ameaças de morte quanto os telefonemas que fez.

Ele poderia ficar preso por sete anos caso seja considerado culpado das ameaças de morte. Já a posse de maconha pode lhe render uma sentença de três meses, e a de metanfetamina, seis meses.

Na quinta-feira (4), o músico foi reconvocado à corte distrital de Tauranga depois de ele ter quebrado a sua condicional ao ter contato com a testemunha de acusação, com quem teve uma briga que terminou com Rudd sendo algemado e detido.

Segundo o advogado do baterista, seu cliente encontrou a testemunha em um café de um shopping center por acaso. Ele foi novamente libertado sob fiança, com a condição específica de não usar mais drogas ilegais.