Topo

Especial Tom Jobim - 20 anos de saudade

Brothers of Brazil, o projeto Brasil em Dois Pianos, Fi Bueno, EZ Muzik e alunos da escola Casa da Música em São Paulo homenageiam Tom Jobim com versões de clássicos - Montagem/UOL
Brothers of Brazil, o projeto Brasil em Dois Pianos, Fi Bueno, EZ Muzik e alunos da escola Casa da Música em São Paulo homenageiam Tom Jobim com versões de clássicos Imagem: Montagem/UOL

Do UOL, em São Paulo

08/12/2014 08h00

Nesta segunda-feira (8), a morte de Antônio Carlos Jobim completa 20 anos e a Rádio UOL preparou um especial com diversos artistas prestando homenagem a este gigante da música brasileira.

Os Brothers of Brazil, o projeto Brasil em Dois Pianos, Fi Bueno, EZ Muzik e alunos da escola Casa da Música em São Paulo fizeram versões exclusivas de grandes clássicos do mestre que ajudou a criar a MPB agregando o melhor do jazz, do pop tradicional e da música erudita à base do samba.


Dupla formada pelos irmãos Supla e João Suplicy, os Brothers of Brazil fizeram sua versão roqueira da canção “Água de Beber”. O duo paulistano de música eletrônica e electro-pop EK Muzik, composto por Emil Shayeb e Luciana Bichuette recriou a faixa "Dindi". Já o famoso “Samba do Avião” foi interpretado com maestria pelos pianistas Fábio Caramuru e Marco Bernardo, do projeto Brasil em Dois Pianos. A linda música “Passarim” foi executada pelo grupo formado por Fi Bueno (voz e guitarra), Luiz Cavalcante (baixo), Robinho Tavares (bateria) e Maita (teclado). E por último, mas não menos importante, os alunos e professores da escola Casa da Música, de São Paulo, tocaram a inesquecível “Wave”.

Confira também a edição especial do programa Essenciais, que traz entrevista exclusiva com Maria Rita e João Marcelo Bôscoli sobre o disco “Elis & Tom”, que completa 40 anos.

Já o programa Imagem Sonora relembrou a incrível trilha sonora que Jobim fez para um dos piores filmes de todos os tempos. E o Top 5 FM também homenageou a data com uma lista de 5 músicas eternas do compositor.


Vida e Obra

Carioca, nascido em 25 de janeiro de 1927, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, começou a carreira tocando piano em bares da então capital nacional, quando trabalhou também como arranjador em gravadoras. Mas seu maior interesse eram as canções, que fizeram dele um dos compositores de maior sucesso em todos os tempos.

Implementando elementos da melodia e harmonias do jazz à batida do samba, Jobim foi, ao lado de João Gilberto, Carlos Lyra e outros artistas, um dos inventores de um estilo que viria para revolucionar a sonoridade da música brasileira: a bossa nova. Pianista habilidoso e experiente, Tom foi responsável por incorporar também uma pegada erudita na música clássica, algo impensável até os dias de hoje, o que o destacou em grande medida para o mundo inteiro.

OUÇA OS CLÁSSICOS DE TOM JOBIM NA RÁDIO UOL

Suas principais canções ficaram eternizadas no inconsciente coletivo dos brasileiros. Difícil encontrar alguém que não se lembra de “Wave”, “Chega de Saudade”, “Águas de Março” e da segunda faixa mais regravada de todos os tempos – atrás apenas de “Yesterday”, dos Beatles – “Garota de Ipanema”, reconhecida e adorada em qualquer canto do planeta. Entre suas parcerias, há de se destacar as coautorias e duetos com Vinícius de Moraes, Edu Lobo, Frank Sinatra, Chico Buarque, Elis Regina e Newton Mendonça.

OUÇA  "SINATRA/JOBIM - THE COMPLETE REPRISE RECORDINGS"

OUÇA O CLÁSSICO "ELIS & TOM", DE 1974

Quem conviveu com Tom Jobim pode afirmar que ele tinha uma personalidade tão saborosa quanto a sonoridade de suas composições. Um verdadeiro bon vivant, não dispensava as bebidas alcoólicas - o whisky em particular -  nem mesmo durante ensaios, gravações e shows, e ficou bastante conhecido por suas bebedeiras homéricas na lendária churrascaria Plataforma, um dos locais favoritos do compositor, assim como o calçadão de Ipanema.

Reviver a música de Tom Jobim é como resgatar o clima carioca de meados do século passado, em que sua obra atingiu o ápice e alavancou o Brasil no cenário musical internacional. Por isso, convidamos alguns artistas para recrias suas leituras de grandes clássicos do compositor.

Aproveite o especial “Tom Jobim – 20 Anos de Saudade”: