Topo

Green Day, Lou Reed e Ringo Starr entram para o Rock and Roll Hall of Fame

Do UOL, em São Paulo

16/12/2014 10h43

Green Day, Lou Reed, Ringo Starr, Stevie Ray Vaughan e Joan Jett são os artistas escolhidos para entrar no Rock and Roll Hall of Fame, o Hall da Fama do Rock, em 2015.

Concorrendo pela primeira vez, o Green Day tirou a sorte grande. Embora o Nine Inch Nails tenha sido massivamente votado pelo público (os milhões de votos do público são contabilizados como apenas um voto), os 700 membros da comissão preferiram apoiar a primeira indicação da banda punk da Califórnia. A regra é que o primeiro álbum do indicado tenha sido lançado há 25 anos. “39/Smooth”, primeiro trabalho do trio, foi lançado em 1990.

Assim como o Nine Inch Nails, artistas e bandas como The Smiths, Kraftwerk, NWA, Chic e Sting também concorriam à nomeação, mas não foram escolhidos.

Em entrevista à revista “Rolling Stone”, o vocalista Billie Joe Armstrong demonstrou surpresa com a indicação. “Estamos todos em estado surreal até agora”.

Armstrong também demonstrou devoção a Joan Jett, que irá ser empossada ao seu lado no ano que vem. “Estou tão feliz por ela. Um dos meus primeiros registros deve ter sido em 1983, e foi uma cover de ‘I Love Rock and Roll’. O jeito de ela ser durona e de lidar na cena roqueira dominada por homens... é uma honra estar lado a lado com ela”.

A estrela do soul Bill Withers e o grupo Paul Butterfield Blues Band também serão empossados. Já o grupo de doo wop The "5" Royales também receberá o prêmio de Influência.

Ringo, introduzido ao Hall em 1988 com os Beatles, receberá o Prêmio de Excelência Musical. O baterista é o último beatle a entrar para a lista dos lendários separadamente.

Após mais de um ano de sua morte, Lou Reed também entrará para o hall pela sua colaboração individual ao rock. Stevie Ray também será outro homenageado póstumo. O guitarrista de blues morreu em 27 de agosto de 1990, em um acidente de helicóptero.

A cerimônia da posse do Rock and Roll Hall of Fame acontecerá no Cleveland Public House e será transmitido pela HBO em maio.