Topo

Com novos destaques, sertanejo ficou marcado pela renovação em 2014

Lucas Lucco, quadro de Teló no "Fantástico" e hit de Marcos e Belutti foram destaques em 2014 - Divulgação e Agnews
Lucas Lucco, quadro de Teló no "Fantástico" e hit de Marcos e Belutti foram destaques em 2014 Imagem: Divulgação e Agnews

André Piunti

Do UOL, em São Paulo

21/12/2014 08h00

A música sertaneja teve uma característica muito positiva em 2014: renovação.

Três grandes destaques do ano ainda eram artistas pequenos ou médios em 2013: Henrique e Juliano, Marcos e Belutti e Lucas Lucco. Os três nomes, aliás, foram os únicos sertanejos na lista do YouTube que apresentou os 10 vídeos musicais mais vistos de 2014.

Outro ponto positivo do ano foi que, novamente, a música mais tocada nas rádios foi sertaneja: "Domingo de Manhã", de Marcos e Belutti.

Abaixo, 10 fatos que marcaram a música sertaneja em 2014.

Henrique e Juliano

De dupla média, no ano passado, para o primeiro escalão da música sertaneja em 2014. Henrique e Juliano fizeram a alegria dos contratantes e arrastaram grandes públicos por todo o Brasil. Tudo aconteceu tão rapidamente que a dupla não teve muito tempo ainda para os programas de TV, o que faz com que sua imagem não seja tão conhecida quanto a de outros artistas. A canção "Até você voltar", puxada por seu refrão "De copo sempre cheio, coração vazio", virou hino nas noitadas sertanejas. Desde e o mês passado, outra canção da dupla, “Cuida bem dela”, é líder nas rádios do país.

Marcos e Belutti - "Domingo de Manhã"

Apontados diversas vezes como grandes apostas no mercado sertanejo, Marcos e Belutti, que completaram sete anos de carreira, emplacaram a música mais tocada de 2014: "Domingo de Manhã". Composta por Bruno Caliman (“Te Esperando”, “Camaro Amarelo”), a canção foi lançada em março, e faz parte do mais recente projeto da dupla, o DVD “Acústico”. O sucesso veio pouco mais de um ano após a dupla passar a ser empresariada pelo cantor Sorocaba. No segundo semestre, principalmente, a agenda da dupla ficou divida entre os shows e as diversas aparições em programas de TV.

Lucas Lucco

Foi o grande ano da carreira de Lucas Lucco, um dos maiores fenômenos sertanejos no que diz respeito à internet. Em janeiro, o cantor lançou "Mozão", que viria a ser seu principal sucesso, e que fecharia 2014 com o clipe mais assistido do Brasil, de acordo com o YouTube. Já bastante conhecido, sua participação na "Dança dos Famosos", no Faustão, terminou de apresentá-lo a quem ainda não o conhecia. Lucco ainda frequentou diversas vezes os cadernos de celebridades, por conta de seus supostos relacionamentos.

Michel Teló - "Bem Sertanejo"

Michel Teló emplacou, no segundo semestre, um quadro sobre música sertaneja no “Fantástico”. O "Bem Sertanejo", produzido em parceria pelo escritório do artista e pelo próprio Fantástico, teve 12 edições e ainda ganhou um especial de fim de ano, que irá ao no último domingo de 2014. A repercussão positiva gerou especulações de que o quadro poderia virar um programa, assim como aconteceu com o “Profissão Repórter”. Por enquanto, nada confirmado. O “Bem Sertanejo” foi lançado, recentemente, em CD e DVD.

Chitão e Xororó - "Festival Sertanejo"

Experientes em apresentar programas de TV, Chitãozinho e Xororó toparam o desafio de voltar ao comando de uma atração. Após ser apresentado por Hugo e Tiago em sua primeira temporada, em 2013, o “Festival Sertanejo” teve sua segunda edição exibida durante o segundo semestre no SBT, tendo Chitão e Xororó como principal apelo. Após o fim das gravações, na última terça-feira, Xororó disse que a experiência foi "muito positiva" e que "valeu a pena" ter aceitado o convite. O prêmio ficou com a dupla paranaense Manu e Gabriel.

Edson e Hudson

O ano foi agitado na vida dos irmãos Edson e Hudson, por boas e más notícias. Hudson foi internado, no início do ano, em uma clínica para dependentes químicos. O tratamento durou 7 meses e, em sua saída, o cantor causou bastante repercussão ao retomar a carreira ao lado do irmão, que se manteve sempre muito próximo durante os dias mais complicados. A dupla voltou aos palcos oficialmente no dia 4 de novembro, em um show em São Paulo. No final do mesmo mês, um outro baque: a dupla perdeu o pai, Gerônimo Silva, conhecido como “Beijinho”, principal incentivador da carreira dos filhos.

Gian e Giovani

Após uma série de desentendimentos e notícias sem confirmação, Gian e Giovani anunciaram uma pausa na carreira por tempo indeterminado. Agressões físicas e dívidas financeiros surgiram como supostos motivos para o afastamento dos irmãos, mas até agora a história não foi muito bem esclarecida. Giovani atualmente trabalha em um novo CD, agora solo, produzido por Fernando Zor, da dupla Fernando e Sorocaba. Além dos problemas com o irmão, Giovani teve outra passagem difícil em 2014: ele perdeu sua filha Gessyca Morais, de 22 anos, em um acidente de carro.

João Carreiro e Capataz

Principal defensora da música de raiz dentro da nova geração, a dupla oficializou a separação em julho, apesar de os cantores já não se apresentarem juntos desde o início do ano. João Carreiro se afastou para tratar de depressão em janeiro, passou praticamente o ano todo reservado, mas em novembro  lançou uma música inédita cantando sozinho. Ainda em tratamento, João tem um CD inédito em mãos com canções cristãs, composto durante seu afastamento. Seu parceiro, por sua vez, fez uma pequena alteração no nome da dupla e se uniu a outro primeira voz: Carreiro e Capataz.

Munhoz e Mariano

A dupla se preparou para um sonho: gravar um DVD em um estádio para um público de 40 mil pessoas. Grande estrutura, alto investimento financeiro, mas... choveu. Choveu tanto em Presidente Prudente naquele 22 de fevereiro que a água entrava pelo teto dos camarins e, por questões de segurança, a gravação precisou ser adiada. As fotos e os vídeos da dupla e da equipe chorando tiveram grande repercussão, e três dias depois a gravação foi feita, novamente sob forte emoção, com o estádio lotado. O caso mobilizou artistas e empresários do meio sertanejo, que se solidarizaram e ofereceram material e estrutura, caso a dupla não conseguisse equipamentos novos até a gravação.

Gusttavo Lima

Gusttavo Lima tomou uma decisão que muitos duvidavam que ele teria coragem: pediu pra sair do escritório sertanejo mais forte do país, a Audiomix, que além de ter outros nomes de peso, encabeçados por Jorge e Mateus, também é dona dos festivais “Villa Mix”. Gusttavo abriu um escritório próprio e disse que a intenção agora é ter mais autonomia nas decisões sobre sua própria carreira. Como fez certo suspense antes de anunciar a rescisão de seu contrato, os fãs desconfiaram que ele poderia parar de cantar, já que havia tocado no assunto algumas vezes. No fim das contas, era apenas um momento de transição na carreira do cantor.