Topo

"A melhor coisa que já ouvi", disse Lou Reed ao conhecer Ramones em 1975

Do UOL, São Paulo

30/12/2014 19h26

"É a melhor coisa que eu já ouvi." Foi exatamente assim, com esse grau de perplexidade, que a lenda do rock Lou Reed reagiu após ouvir pela primeira vez a música energética e de poucos acordes dos Ramones.

O áudio da gravação, com o depoimento ao jornalista Danny Fields, foi divulgado na semana passada pelo jornal "The New York Times". É parte do documentário "Danny Days", do diretor Brendan Toller, sobre o jornalista, que deve ser lançado em março, na próxima edição do festival americano South By Southwest. Clique aqui e ouça a gravação.

"Sem dúvida é a coisa mais fantástica que você já me mostrou em um bar. Quer dizer, isso faz todo mundo parecer tão fraco --Patti Smith e eu incluídos. Todo mundo parece tão fora de moda perto disso. Isso é rock 'n' roll. Eles realmente batem onde dói. Têm tudo para deixar todos preocupados. Todos os pais americanos vão congelar se ouvirem isso", disse Lou Reed. "É a melhor coisa que eu já ouvi."

Quem apresentou Lou Reed à música dos Ramones foi o jornalista do "New York Times" Danny Fields, figura influente no movimento punk nova-iorquino dos anos 1970, conhecido por apresentar a cocaína a Iggy Pop. Segundo o documentário, a gravação foi feita em novembro de 1975, três meses antes de o grupo lançar seu primeiro álbum, o histórico "Ramones", considerado por muitos como o primeiro do então novo estilo.

Na época, a banda do vocalista Joey Ramone era um nome conhecido apenas no círculo do antigo "club" CBGB, berço artístico de nomes como  Television, Patti Smith, Blondie, Joan Jett & the Blackhearts e Talking Heads.

Líder do Velvet Underground, Lou Reed é considerado uma espécie de pai do punk. Influente, cantou nos anos 1980 sobre o submundo decadente de Nova York, universo de drogas e prostitutas, que serviram de mote também para as futuras bandas punks.

Lou Reed morreu em outubro de 2013, em Long Island, nos EUA, em decorrência de problemas no fígado, meses depois de realizar um transplante.

Este ano, Tommy Ramone, ex-baterista e produtor do grupo, morreu de colangiocarcinoma (câncer no ducto biliar), em Nova York. Era o último integrante vivo da formação original.