Topo

Após 3 anos, Michael Stipe volta aos palcos em NY tocando REM e Sinatra

O vocalista Michael Stipe, ex-REM, que voltou aos palcos nesta segunda (29) - Reprodução/Instagram
O vocalista Michael Stipe, ex-REM, que voltou aos palcos nesta segunda (29) Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

30/12/2014 18h20

Depois de anunciar que o REM nunca voltará e insinuar que estava se aposentando da música, o vocalista Michael Stipe surpreendeu os fãs na noite desta segunda (29) com um show solo surpresa em Nova York.

Em clima intimista e acompanhado apenas por dois músicos, Stipe abriu a apresentação da cantora e sua amiga pessoal Patti Smith, no Webster Hall, tocando teclado, instrumento que raramente utilizou na banda de origem.
 
No repertório, músicas mais obscuras do REM, como "New Test Leper" e "Saturn Return", e quatro covers: "Lucinda Williams", de Vic Chesnutt, "Wing", de Patti Smith, "Hood", do cantor Perfume Genius e "New York, New York", clássico imortalizado por Frank Sinatra. Clique aqui e veja o registro feito por um fã.

Desde que encerrou as ativades do REM, em 2011, Stipe rejeitou sair em carreira solo, dizendo que preferia se voltar ao trabalho na fotografia e nas artes visuais. Há duas semanas, no entanto, em entrevista ao programa "This Morning", da rede CBS, ele admitiu que já pensava no retorno aos palcos. "Eu acho que eu vou cantar novamente. Não em breve, talvez. Eu não sei. "

Na mesma entrevista, o músico disse ainda que não tinha planos de reunir o antigo grupo.
"Não. Isso nunca irá acontecer… Não faz sentido. Eu amo muito esses caras e eu os respeito bastante como músicos e como compositores e tudo, mas eu não quero fazer aquela coisa que as pessoas fazem... Eu desprezo nostalgia. Eu não sou bom em olhar para trás", afirmou.

Em um hiato de mais de três anos, a única novidade de Michael Stipe na música foi a trilha do longa "The Cold Lands", dirigido pelo amigo Tom Gilroy e lançado em 2013.