Topo

Noel Gallagher decreta: "Oasis só volta por dinheiro"

Do UOL, em São Paulo

24/01/2015 18h55

Com todo o humor ácido que lhe é peculiar, o guitarrista Noel Gallagher afirmou que só uma coisa é capaz de fazer o Oasis voltar aos palcos: dinheiro. Em entrevista à revista "Q", ele comentou os constantes rumores sobre a reunião do grupo, recorrendo à clássica estratégia do "morde e assopra".

"Se eu fizer isso [reunir a banda] um dia, será apenas por dinheiro. Não é isso que me faz tocar. Eu voltaria por caridade? De jeito nenhum. Nós não somos esse tipo de gente. Voltar para tocar no Glastonbury? Eu não acho que Michael Eavis [empresário que administra o festival] tenha dinheiro suficiente", disse o músico. "Se vamos voltar um dia? Desde que todo mundo esteja vivo e ainda tenha cabelo, é sempre uma possibilidade. Mas só pelo dinheiro."

Segundo Noel, por mais que a ideia de reunir o Oasis sempre esteja pairando no ar, alimentando a esperança dos fãs, nunca houve uma reunião séria para tratar o assunto. "Ninguém nunca nos fez uma oferta. Eu já estive na mesma sala com o Liam [Gallagher, irmão de Noel e ex-vocalista do Oasis], e mesmo assim ninguém disse: "Oasis não era demais. Vocês precisam voltar", disse o ex-líder da banda, que se viu desistimulado após assistir ao retorno do Stone Roses, em 2012.

"Nunca falei com o John Squire [guitarista do Stone Roses], mas era como ele tivesse sido intimado a dizer 'sim'. Agora, depois da reunião, ninguém mais fala nada sobre eles", lamentou, cético.

"Eu acho que está enraizada na psique do inglês a ideia de que os dias de glória estão logo atrás de nós. Led Zeppelin! The Smiths! The Jam! Todos eles são intimados a voltar. Por quê? Um monte de caras de meia-idade tocando e as pessoas dizendo que eles 'não são tão bons como costumavam ser'. Seria o mesmo com o Oasis."

Recentemente, Noel anunciou que seu futuro projeto com os produtores psicodélicos Amorphous Androgynous foi engavetado. Nos próximos meses, o guitarrista irá voltar as atenções ao próximo álbum solo de estúdio, "Chasing Yesterday", previsto para março.

Em outubro, o ex-vocalista do Oasis e irmão de Noel, Liam Gallagher, encerrou as atividades do grupo Beady Eye, alimentando ainda mais os rumores sobre uma possível reunião.