Topo

Pioneira do grunge, banda L7 anuncia volta após 15 anos longe dos palcos

Donita Sparks (à esquerda) e Jennifer Fink se unirão a Suzi Gardner e Dee Plakas para fazer uma série de shows e lançar um documentário sobre a história do L7 - Pisco Del Gaiso/Folhapress
Donita Sparks (à esquerda) e Jennifer Fink se unirão a Suzi Gardner e Dee Plakas para fazer uma série de shows e lançar um documentário sobre a história do L7 Imagem: Pisco Del Gaiso/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

27/01/2015 20h13

Donita Sparks e Suzi Gardner vão voltar a subir aos palcos juntas. Criadoras da banda L7, as pioneiras da banda punk feminista que ficou famosa nos anos 1990, durante a explosão do movimento grunge, anunciaram nesta terça (27) que o grupo vai voltar a se apresentar com sua formação original.

Os primeiros shows já estão marcados para os festivais Azkena Rock Festival, que acontece na Espanha, e Hellfest Open Air Festival, que acontece na França, ambos em junho deste ano. "Mais shows serão anunciados amanhã e nas próximas semanas", diz a publicação da fanpage oficial da banda no Facebook (veja abaixo).

 

 

Além de anunciar o retorno, o grupo acaba de lançar uma campanha na plataforma de financiamento colaborativo Kickstarter para bancar a realização de um documentário que vai narrar a sua história. A produção vai se chamar “L7: Pretend We're Dead” e usará quase cem horas de filmagens caseiras para contar como surgiu o movimento grunge e qual o papel da banda nele.

Pelos direitos das mulheres

Criada em Los Angeles em 1985 por Donita Sparks e Suzi Gardner, que cantavam e tocavam guitarra, a L7 completou sua formação com a Jennifer Finch no baixo e nos vocais e Dee Plakas na bateria.

Ao lado de grupos como Nirvana, Soundgarden, Mudhoney e Pearl Jam, a banda fez parte do movimento grunge, que conquistou grande público entre o final dos anos 1980 e toda a década de 1990.

A L7 ainda foi a criadora do “Rock 4 Choice”, festival beneficente que aconteceu entre 1991 e 2001 e reuniu vários grupos em apoio aos direitos das mulheres. Bad Religion, Joan Jett, Nirvana, Offspring e Red Rot Chilli Peppers são algumas das bandas que participaram do evento.