Topo

"Produzimos uma incrível coleção de canções", diz ex-guitarrista do Genesis

O ex-guitarrista do Genesis, Steve Hackett fará shows no Rio e em São Paulo - Divulgação
O ex-guitarrista do Genesis, Steve Hackett fará shows no Rio e em São Paulo Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

08/03/2015 08h00

Entre 1971 e 1977, o guitarrista Steve Hackett, 65 anos, ajudou a moldar a história do rock ao lado de músicos como Peter Gabriel e Phil Collins na banda britânica Genesis. Fora do grupo, Hackett desenvolveu uma carreira solo que foi aclamada pelos fãs, onde lançou, inclusive, discos combinando a guitarra elétrica com clássicos de Bach e Satie.

Desvencilhar-se de um passado tão marcante e embarcar em uma carreira solo, no entanto, não é fácil. E as vezes nem desejável, principalmente para os fãs. Neste domingo (8), no Citibank Hall da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, os admiradores do Genesis poderão assistir ao vivo o guitarrista no show da turnê “Genesis Extended Tour”, onde ele apresentará as principais músicas da sua antiga banda. Na terça-feira (10) é a vez dos paulistas receberem o músico, no Citibank Hall, em Santo Amaro, São Paulo. 

Em entrevista por telefone ao UOL, Hackett disse que o Genesis foi uma das mais importantes bandas da década de 70. “Produzimos uma incrível coleção de canções que falam sobre amor”, afirmou. O músico, no entanto, lembrou que conviver em um grupo com talentos como Peter Gabriel e Phil Collins não era uma tarefa fácil. “Todos eram grandes. Como banda, produzimos coisas incríveis e fizemos um tremendo sucesso. Foi incrível. Mas a palavra final nunca é sua”, destacou.

Foi o interesse em extravasar a sua criatividade que o levou a sair da banda e seguir sozinho. “Uma banda é cheia de políticas, alianças e coisas para se fazer. O ponto positivo é a troca. Você pode fazer o melhor álbum do mundo, mas no final do dia, você discorda. E se você está em carreira solo, é a sua palavra. E eu escolhi ter a última palavra”, explicou.

Steve Hackett

  • "Todos eram grandes. Como banda, produzimos coisas incríveis e fizemos um tremendo sucesso"

    Steve Hackett, ex-guitarrista do Genesis

Sobre o show, Hackett prometeu não decepcionar os fãs. “Serão 2h30 de apresentação. Durante muito tempo, o Genesis influenciou o mundo. E eu acho que isso é alguma coisa que merece ser mostrada”. O guitarrista será acompanhado de Roger King (teclados), Gary O’Tole (bateria, percussão e vocais), Rob Townsend (sax, flauta e percussão), Lee Pomeroy (baixo) e Nad Sulvan (vocal). O repertório contará com clássicos do Genesis como “The Musical Box”, “Dancing With The Moonlit Knight” e “Supper’s Ready”

E criatividade nunca faltou na carreira de Hackett. Ele ajudou, por exemplo, a desenvolver o tapping, uma técnica de guitarra onde você usa as mãos para “martelar” as notas na escala do instrumento. Nos anos 80, a técnica criada por Hackett influenciou guitarristas como Eddie Van Halen, entre outros. “Eu tento fazer o possível para ser o melhor guitarrista do mundo, seja no violão ou na guitarra”.

Como ex-guitarrista do Genesis, uma das perguntas que Hackett mais escuta é sobre um retorno da banda, o que ele descarta. O artista, no entanto, faz o caminho contrário e a pedido do UOL apontou as bandas que gostaria de ver reunidas. “Pink Floyd e os Beatles”, diz. “Embora alguns integrantes das duas bandas já tenham morrido, eu gostaria de vê-los juntos.