Topo

"Uptown Funk" domina paradas; veja por que você deve conhecer autor do hit

Mark Ronson, que desde o início do ano domina as paradas com o hit "Uptown Funk" - Divulgação
Mark Ronson, que desde o início do ano domina as paradas com o hit "Uptown Funk" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

09/03/2015 06h00

Há quase dois meses, o produtor, DJ e guitarrista britânico Mark Ronson não vê ninguém à sua frente no prestigiado top “Hot 100” da revista “Billboard”, a lista que elenca as cem músicas mais vendidas na semana nos Estados Unidos.

A façanha é da dançante “Uptown Funk”, parceria com o cantor e amigo Bruno Mars, um dos destaques do recém-lançado álbum “Uptown Special”, que também traz, entre outros, a participação de Stevie Wonder.

Amálgama do melhor funk dos anos 1960 e 1970, fungindo do pop pasteurizado do mainstream, a faixa também lidera outros 11 charts da revista, incluindo o de canções pop e o de músicas via streaming.

No YouTube, o videoclipe é soberano: quase 316 milhões de visualizações em menos de quatro meses. Já no site Spotify, a música chega a render a bagatela de US$ 100 mil por semana à Sony Music, com milhares e milhares de “streamings”.

Com seus blazers de grife e brilhantina no cabelo, Mark Ronson é a bola da vez, agora –e finalmente-- como artista solo de sucesso. No currículo, o inglês de 39 anos já traz 20 anos de carreira, quatro álbuns de estúdio e a produção de trabalhos platinados, de nomes como Amy Winehouse e Adele.

Mesmo que a alcunha do músico não diga tanto ao ser mencionada em voz alta, dificilmente você já deixou de ouvir algo produzido por ele.

Veja abaixo cinco bons motivos para ir atrás daquele que divide com Pharrell Williams o posto de "Midas" da cena pop atual.