Topo

Sucesso no Carnaval, gordinhos invadem a música sertaneja e o arrocha

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

10/03/2015 07h00

Se no passado, eram dos carecas que elas gostavam mais, atualmente, são os gordinhos que estão na moda. Pelo menos na música sertaneja e no arrocha. Nos últimos meses, cinco canções ganharam destaque exaltando as qualidades físicas e sexuais dos mais cheinhos. São elas “Gordinho Gostoso”, de Neto LX; “Gordinho Largadão”, de Cristiano & Fabiano; “Perdeu Playboy (Sua Mulher Está na Casa do Gordinho)”, de Celinho & Ricardo; “Gordinho Saliente” e “Eu Sou Gordinho”, ambas de Henrique & Juliano.

Mas as músicas que falam dos homens que fogem dos padrões de beleza, no entanto, não são novas. Além da marchinha “Nós, os Carecas”, os homens que usam óculos já foram homenageados pelos Paralamas do Sucesso e até os feios foram lembrados por Roberto Carlos, na faixa “O Feio”, do álbum “Jovem Guarda”, de 1965.
 
Na próxima quinta-feira (12), a dupla de irmãos do Tocantins, Henrique & Juliano, fará show no Villa Country, em São Paulo, tendo no repertório seus dois maiores sucessos até o momento: “Gordinho Saliente” e “Eu Sou Gordinho”. “A mulherada gosta de uma barriguinha, de alguém que não seja tão vaidoso com o corpo quanto ela. Vemos cada vez mais as beldades atrás de homens ‘normais’, isso é bom demais”, disse Henrique. 
 
Embora não sejam gordinhos, Henrique e Juliano fazem questão de dizer que estão fora do peso. “Na verdade não somos magros. Temos nossos pneus e não temos neura com malhação. Essa ditadura de beleza definitivamente não combina com a gente. Atividade física nós praticamos porque gostamos de nos movimentar, jogar um futebol com os amigos e correr”.
 

Henrique e Juliano

  • Divulgação

    "A mulherada gosta de uma barriguinha, de alguém que não seja tão vaidoso com o corpo quanto ela"

    Henrique, da dupla sertaneja Henrique & Juliano
 
Hit do verão
 
No Carnaval, quem se destacou, no entanto, foi o baiano Neto LX, 26 anos e 106 kg distribuídos em 1,80m de muita “gostosura”. “O gordinho é a maioria no Brasil e no mundo”, diz ele. “Eu me sinto muito bem do jeito que sou. Me aceitei e hoje sou o gordinho mais famoso do Brasil”, garante o intérprete.
 
Ele gravou a música “Gordinho Gostoso” em julho do ano passado e meses depois viu a faixa se tornar o hit do verão de 2015. Embora não combine com Anitta, Ivete Sangalo e Claudia Leitte, todas elas já cantaram os versos “Eu não sou Friboi, mas tô na moda. A mulherada gosta, a mulherada gosta do papai”, de Neto LX.
 
Cantar as qualidades dos mais cheinhos é também a especialidade da dupla sertaneja mineira Cristiano & Fabiano, de “Gordinho Largadão”. Lançada há cinco anos, a faixa tem versos como “Faz academia, mas não adianta nada. Eu que sou gordinho, domino a mulherada”. Ironicamente, os irmãos deixarão em breve de serem gordinhos, já que os dois fizeram em novembro passado cirurgias para reduzirem seus estômagos.
 
“Estamos emagrecendo. Se quisermos usar calças jeans marcando as pernas, vamos ter que colocar enchimentos de espuma”, brinca Cristiano. Os irmãos decidiram fazer a cirurgia porque o peso estava prejudicando a saúde de ambos. “Já cantamos essa música em uma academia, com os bombadões malhando no fundo”, lembra. Antes da cirurgia, Cristiano, 38 anos, pesava 145kg e Fabiano, 35, 137kg.
 
Sucesso na balada
 
Nas redes sociais, o sucesso das músicas sobre os gordinhos contra os saradões ganhou também vários memes. Um deles, dizia em tom de deboche: “Você malha o ano inteiro para a música do verão ser ‘Gordinho Gostoso’”.
 
Ricardo, da dupla Celinho & Ricardo, aproveitou a moda e também fez chacota com os bombadões da academia na música “Perdeu Playboy (Sua Mulher Está na Casa do Gordinho)”. Na faixa, a dupla canta: "Cuidado playboy com o gordinho, que tá cheio de carinho e vai passar a perna em você". Os dois artistas, no entanto, não são gordinhos. Celinho pesa 87kg e Ricardo tem 90kg.  
 
“Na balada, o saradão sai na frente, mas só sabe falar de Whey Protein. O gordinho não. Ele tem que se esforçar para conquistar e se torna mais interessante que o fortão”, diz o cantor, que lançou o videoclipe da música há duas semanas, com a participação da Coelhinha da Playboy Camila Vernaglia.
 
Não importa se a pessoa é gorda, magra, bombada ou fora de forma, de acordo com Henrique, da dupla Henrique & Juliano, para se dar bem na balada basta gostar de boa música. “Cantamos para alegrar geral. As músicas de gordinhos, nós fizemos como uma brincadeira. A ideia é se divertir. Quem se dá bem na balada é aquele que gosta de se divertir e da boa música, independentemente da forma física”.
 

Música "Gordinho Gostoso" é eleito hit do verão