Topo

Rock in Rio fará show de abertura em homenagem aos 30 anos do festival

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

17/03/2015 16h10Atualizada em 18/03/2015 12h03

A produção do Rock in Rio anunciou em uma entrevista coletiva nesta terça-feira (17) as atrações que farão o show de abertura no Palco Mundo, em homenagem aos 30 anos do festival.

Entre elas estão Ney Matogrosso, Erasmo Carlos, Ivete Sangalo, Ivan Lins, Paralamas do Sucesso, Blitz, Samuel Rosa e Haroldo Ferreti (do Skank), Titãs, Frejat, Dinho Ouro Preto, Jota Quest. Andreas Kisser (do Sepultura) e George Israel (do Kid Abelha).

"A ideia era que o show fluísse. Vai ser uma grande celebração da música brasileira. Ainda não decidimos quais músicas serão tocadas. Não quero ser o ditador. Mas serão provavelmente as músicas que foram tocadas no primeiro show, em 1985", afirmou Dinho Ouro Preto, que assina a produção artística do show de abertura.

O vocalista do Capital Inicial esteve em quase todas as edições do festival, tendo faltado apenas a primeira em 1985. “Eu tinha acabado de me mudar para Brasília e não tinha dinheiro na época”, lembrou. Ao longo dos anos, os artistas nacionais conquistaram seu espaço no rock brasileiro, comentou. “Hoje, nós brasileiros somos tratados de igual para igual como os artistas estrangeiros. Esta foi uma conquista do rock e de todos os artistas brasileiros. Estamos à altura dos profissionais internacionais”.

Dinho ainda brincou ao relembrar a sensação de pisar no Palco Mundo. “Você treme antes de pisar, não há nenhum outro palco comparável”.

Mais duas bandas anunciadas

Além dos convidados para o show de abertura, Roberta Medina, vice-presidente do Rock in Rio, anunciou duas bandas brasileiras que irão tocar no palco Mundo. Os paulistas do CPM 22 se apresentarão no dia 24 de setembro, na mesma noite do System of a Down, e Cidade Negra fará show no dia 27 de setembro.

Esta é a segunda vez que o Cidade Negra participa do festival. Em 2011, o grupo dividiu o Palco Sunset com o rapper Emicida e o sambista Martinho da Vila.

Para o vocalista Toni Garrido, cada palco tem uma característica específica. Enquanto o Sunset tem uma característica de criação, o Mundo tem uma grandiosidade. “É a chance de fazer o show que a gente sempre teve vontade de fazer, com cenário bacana, músicas encaixadas e um espetáculo audiovisual marcante. É um palco gigante e tem que estar preparado fisicamente”, comentou ao UOL.

Garrido garante que será “deslumbrante” a apresentação da banda criada há 27 anos, quase o mesmo tempo de festival. “É uma vitória, um momento de comemoração. O quanto caminhamos até chegar aqui no RIR”, disse.

As bandas que já tocaram

Evandro Mesquita recorda do momento político em que o Brasil vivia durante a primeira edição do festival, em 1985. “Naquele momento era um astral no Brasil de fim de ditadura, Diretas Já, as pessoas queriam celebrar. A Blitz já fazia shows em ginásio, mas participar no Palco ao lado de Rod Stewart e James Taylor, as grandes bandas que a gente admirava, foi demais, inesquecível”.

Três décadas depois, Mesquita afirma sentir um clima muito semelhante. “As pessoas voltaram às ruas e querem assumir de novo o Brasil. É outro momento histórico, mas tão forte quanto. Música boa não tem prazo de validade e atravessa gerações. O RIR virou uma marca fundamental no cenário pop”, disse.

O baterista dos Paralamas voltará este ano no show de abertura. João Barone esteve em 1985 e retornou com o grupo na abertura do festival em 2011. “É um desafio incrível celebrar os 30 anos do festival. Com o passar do tempo, o show de abertura foi ganhando uma importância enorme no festival, é o abre-alas do alto astral do Rock in Rio”. Os Paralamas ainda não anunciaram qual canção devem tocar no show de abertura, mar Barone dá o palpite de que “Óculos” entrará na lista.

Já os Titãs, estiveram praticamente em todas as edições do festival. Tony Belotto conversou com o UOL e lembrou algumas de suas participações. “A gente sempre participou do RIR, tivemos show próprio, ja dividimos o palco com o Paralamas, com a banda portuguesa Chutes e Pontapés no Sunset, em 2011, no Rio e, em 2012, em Portugal. Tocamos em 1991, 2011 e 2012 em Lisboa.”

“Quando muitos músicos se juntam, naturalmente, há alguma coisa de improvisação. Vai ser uma edição de consagração depois de 30 anos, um festival que já está consolidado. A gente está homenageando um festival muito importante no mundo inteiro e também prestigiando todos os artistas que fizeram e construíram a música e o rock brasileiro nesses últimos anos. É importante para as novas gerações”, afirmou.

Desde o retorno do festival em 2011, o Brasil tem realizado a cada dois anos o evento. Em Lisboa, o Rock in Rio já comemorou dez anos. A Espanha tem o evento suspenso desde 2012 quando foi a última edição. A grande novidade do RIR será a sua estreia nos Estados Unidos com a realização em Las Vegas, em maio.

“Essa próxima edição no Rio terá uma carga muito grande de emoção e responsabilidade. Queremos contar a história do RIR através das músicas dos artistas e bandas que estiveram nas edições do festival. O RIR se transformou na bandeira de uma geração que buscava por liberdadehá muito tempo. É essa força que o público levou naquele ano que nos traz até hoje. A música reune todos numa mesma direção, concilia as diferenças”, disse ao UOL Roberta Medina.

Após o anúncio do show de abertura, os músicos Evandro Mesquita, Toni Garrido, Dinho Ouro Preto e Eramos Carlos fizeram uma jam session para os convidados.

A produção do festival já tinha anunciado as bandas internacionais Mastodon, De La Tierra, Slipknot, Faith No More, Katy Perry, System Of a Down, A-Ha, Queens of the Stone Age, Hollywood Vampires, Metallica, Queen + Adam Lambert e John Legend.

A sexta edição do Rock in Rio no Brasil será na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro