Topo

Rock in Rio terá homenagem a Cássia Eller e mais atrações para fãs de metal

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

24/03/2015 16h17Atualizada em 25/03/2015 12h40

A organização do Rock in Rio anunciou nesta terça-feira (24) as atrações do palco Sunset, dedicado a encontros entre bandas e artistas. No primeiro dia do evento, em 18 de setembro, o palco recebe uma homenagem à cantora Cássia Eller. Além disso, foram anunciados nomes de peso para fãs de rock e heavy metal, como Ministry, Korn, Lamb of God, Steve Vai e Angra, entre outros (veja o line-up abaixo).

Segundo José Ricardo Santana de Farias, o Zé Ricardo, diretor artístico do palco Sunset, o repertório está sendo escolhido pelo filho de Cássia, Chicão. "Vamos reunir a banda original da Cássia. Vamos fazer os mesmos arranjos. O repertório está sendo feito pelo Chicão. Vai ser um dos momentos mais importantes do festival", disse.

Cássia fez uma apresentação notória no Rock in Rio 2001. Acompanhada da Nação Zumbi, ela cantava uma versão rock/maracatu de “Come Together”, dos Beatles, quando levantou a camiseta, mostrando os seios e acariciando os mamilos. O público foi ao delírio e a imagem foi parar até no "Jornal Nacional".  Um pouco mais tarde, durante “Smells Like Teen Spirit”, Cássia anunciava: “Na percussão, Chicão”, seu filho.

Zé Ricardo não deu detalhes dos convidados que estarão no show de abertura em homenagem à artista, mas garantiu que serão muitos. “Vamos ter uma mistura de artistas novos e consagrados que vão tocar um repertório da Cássia que ainda vamos escolher. Só podemos escolher os artistas a partir do repertório e ainda não sabemos. Será uma hora de show e é o headliner do palco. A Cássia Eller tem uma presença tão importante para a música brasileira que a gente quer reafirmar a memória dela e as músicas que imortalizou na sua voz”, confirmou o diretor artístico do Sunset.

Ele lembra das vezes que dividiu o palco com ela. “Eu já toquei com a Cássia, ela participu do meu show duas vezes. A Cássia deixa muita saudade. Todos que estamos envolvidos nessa homenagem a amávamos”. 

Além do tributo, que fecha a noite, o primeiro dia do festival ainda terá os encontros de Lenine e Nação Zumbi com o maestro holandês Martin Fondse; Ira! com convidados como Tony Tornado e Rappin Hood; e banda Donica e Arthur Verocai.

“Eu e o Nação somos o novo velho amigo, a gente se conhece há muitos anos. É bacana tocar com eles, somos irmãos de ideias. Ao longo da minha vida frequentei festivais do mundo todo, mas muitos não têm essa marca que o Rock in Rio tem nas Américas”. Lenine disse guardar carinhosas recordações do primeiro festival.
 
“Lembro de várias coisas do Rock in Rio, eu estava lá no primeiro, lembro do James Taylor sozinho no violão, aquilo tocou a minha alma. Em meio a milhares de pessoas, ele passou uma paz, uma leveza”, lembrou.
 
Baby do Brasil, que se apresentou grávida na primeira edição, retorna ao festival no dia 20 de setembro. Dessa vez, ela estará com o filho Pedro que toca na sua banda substituindo Pepeu Gomes, o pai, que esteve em 1985.
 
“Estar 30 anos depois é maravilhoso, o filho que estava na barriga hoje já é um homem e um músico també. O Pedro, que na época tinha 5 anos, hoje está tocando comigo. A gente amadurece. Vai ser um encontro de muita alegria e satisfação. O próprio festival manteve o seu nível e cresceu, foi uma semente que deu fruto. Eu lembro muito em 1985 com aquele barrigão. Estar agora nesse momento é uma comemoração”, comentou.
 
O voalista do Noturnall, Thiago Bianchi, fez uma promessa que só iria ao festival se fosse para tocar. Seu sonho agora será realizado. A banda paulista de metal progressivo se apresenta ao lado do alemão Michael Kiske no dia 19 de setembro.
 
“É a realização de um sonho tocar em um evento desse nivel ainda mais no aniversário de 30 anos. Vamos trazer uma lenda da voz mundial do metal Michael Kiske. A gente tem algumas surpresas para o público”.
 
O heavy metal, segundo Bianchi, não tem muito espaço no Brasil. “O Rock in Rio é especial porque celebra o heavy metal da maneira que merece ser celebrado. Eu via o Rock in Rio pela TV todos os anos e fiz uma promessa que só iria ao festival se fosse para tocar”.
 
Para os outros dias do festival, as atrações anunciadas incluem os californianos do Korn, Deftones e um tributo aos filmes de terror e seus representantes, como Zé do Caixão, que reunirá a The Heavy Metal Allstars, André Abujamra e Constantine Maroulis, finalista do "American Idol" em 2005.

A organização também aproveitou o evento para anunciar que fechou parceria com a prefeitura para levar o Rock in Rio de volta à cidade em 2017 e 2019.

O Rock in Rio 2015 ocorre nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro, na Cidade do Rock, no Rio de Janeiro. Outras atrações anunciadas anteriormente foram Sam Smith, Rod Stewart, Katy Perry, System Of A Down, A-Ha, Queens of the Stone Age, Faith no More, Hollywood Vampires, Metallica, Queen + Adam Lambert, De La Tierra e Mastodon, que se apresentam no palco Mundo.

Veja as atrações anunciadas para o palco Sunset:

18 de setembro
Lenine, Nação Zumbi e Martin Fondse
Ira!, Tony Tornado e Rappin Hood
Banda Donica e Arthur Verocai

19 de setembro
Korn
Ministry e Burton C. Bell (Fear Factory)
Angra, Dee Snider (Twisted Sister) e Doro Pesch
Noturnall e Michael Kiske

20 de setembro
John Legend
Magic!
Baby do Brasil e convidados
Alice Caymmi e Eumir Deodato

24 de setembro
Deftones
Lamb of God e convidado
Halestorm e convidado
John Wayne e Project 46

25 setembro
Steve Vai e Camerata Florianópolis
Nightwish e Kukka Nevalainen
Moonspell e Derrick Green (Sepultura)
The heavy Metal Allstars, André Abujamra e Constantine Maroulis (tributo aos filmes de terror)

26 de setembro
Sérgio Mendes e Carlinhos Brown
Angelique Kidjo e convidado
Erasmo Carlos e Ultraje a Rigor
Brothers of Brazil e convidado

27 de setembro
Al Jarreau
Aurea e Boss AC (Portugal)
Suricato e Raul Midon