Topo

Conheça a origem de 10 músicas que marcaram a TV Brasileira

Do UOL, em São Paulo

29/03/2015 07h00

Dizem que músicas que fazem sucesso em diferentes épocas entram para trilha sonora de nossas vidas. E, de fato, poucas coisas têm mais poder de nos transportar para um determinado período do que ouvir uma canção que nos marcou no passado.

Não é diferente na TV, onde músicas que se tornaram marca de alguns programas, principalmente como tema de abertura.  Veja abaixo de onde saíram algumas das trilhas mais lembradas na história de televisão brasileira e, para aumentar ainda mais a nostalgia, ouça a playlist de temas de séries na Rádio UOL.

Richard Dean Anderson como Macgyver em "Profissão Perigo - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 1. "Profissão Perigo" - "Tom Sawyer", do Rush

A inconfundível chamada do seriado de Macgyver, interpretado por Richard Dean Anderson, que a Globo transmitiu a partir dos anos 1980 é um trecho de "Tom Sawyer", da banda canadense Rush.

"Armação Ilimitada" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 2. "Armação Ilimitada" - "Say What You Will", do Fastway

O seriado com Kadu Moliterno, André De Biase e Andréa Beltrão foi ao ar apenas entre 1985 e 1988, mas marcou como poucos a infância de quem era criança na época. A trilha inconfundível, creditada a Ari Mendes, é tirada de um riff de guitarra idêntico ao de "Say What You Will", da banda Fastway.

Hermes e Renato2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 3. "Hermes e Renato" - "Money Runner", Quincy Jones

O humorístico da MTV começava com um trecho do funk "Money Runner", de Quincy Jones, trilha do filme de 1971 "Ladrão que Rouba Ladrão", com  Warren Beatty e Goldie Hawn no elenco.

Globo Reporter - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 4. "Globo Repórter" - "Freedom of Expression", de Jim Bowen Pickers

O antigo tema de abertura do programa de reportagens da Globo veio da trilha do filme "Corrida Contra o Destino". A faixa é "Freedom of Expression", de Jim Bowen Pickers.

Esporte espetacular - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 5. "Esporte Espetacular" - "Dr. Jeckle and Hyde Park", por Carnaby Street Pop Orchestra And Choir

A inconfundível música que tocava no início e no fim do programa, usada a partir de 1973, foi gravada pela Carnaby Street Pop Orchestra And Choir em seu único disco, "The London Theme", de 1969. A faixa se chama "Dr. Jeckle and Hyde Park", e faz um trocadilho do Hyde Park de Londres com o Dr. Jeckyl do clássico literário "O Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson.

Vídeo Show - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 6. "Vídeo Show" - “Don´t Stop till You Get Enough”, de Michael Jackson

O programa teve por muito tempo como abertura uma versão de “Don´t Stop till you Get Enough”, de Michael Jackson, feita pela The Maynard Fergunson Orchestra.

Isadora Ribeiro na abertura do Fantástico - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 7. "Fantástico" - "Fantástico", de Guto Graça Mello

O tema da icônica abertura dos anos 1980, com Isadora Ribeiro se erguendo das águas, foi criada pelo compositor Guto Graça Mello, com letra de Boni. O tema já era usado em outras versões desde a década anterior.

Comando da Madrugada - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 8. "Comando da Madrugada" - "Blue Moon", por Lorenz Hart e Richard Rodgers

A famosa música do programa de Goulart de Andrade é um clássico composto nos anos 1930. A versão para o programa foi arranjada por Cesar Camargo Mariano.

Hot Hot Hot - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 9. "Hot Hot Hot" - "Hot Hot Hot", por Arrow

O programa do SBT comandado por Sílvio Santos nos anos 1990 ficou impregnado na mente de toda uma geração devido à música de mesmo nome, do artista caribenho Arrow.

Senna - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 10. Ayrton Senna - "Tema da Vitória", de Roupa Nova

A música instrumental do maestro Eduardo Souto Neto e tocada pelo grupo Roupa Nova foi gravada em 1981 para as transmissões de Fórmula-1 na Globo e se tornou uma espécie de trilha sonora extraoficial para as vitórias do piloto Ayrton Senna.