Topo

Evangélicos usam caixas de som para convocar público do Lolla para culto

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

29/03/2015 11h50

O público que aguardava a abertura dos portões no segundo dia do Lollapalooza, neste domingo (29) foi surpreendido com um convite inusitado. Por volta das 10h, um alto-falante instalado próximo a entrada do portão 8, tocava músicas gospel para as pessoas da fila, enquanto fiéis da igreja Sara Nossa Terra distribuíam 10 mil panfletos do "Lolla Para Cristo".

A mineira de Ouro Branco, Lorena Aguiar, 18 anos, foi uma das pessoas que recebeu o convite enquanto estava na fila. A jovem veio de Minas Gerais apenas para o festival acompanhada do irmão de 13 anos. "Chegamos sexta-feira. Achei essa música alta forçar a barra e desnecessário. Se eu quisesse ouvir música evangélica ouviria em casa", disse Lorena, que é católica.

Outras duas amigas de São Paulo, no entanto, estavam se divertindo com as músicas. Deise dos Santos Teixeira, 21, e Deniela Almeida, 19, disseram à reportagem do UOL que no começo não perceberam que a música era evangélica. "Não nos incomodou. O que está incomodando é que eles estão repetindo a mesma música. Poderia colocar outras diferentes", disse Deise, que também não é evangélica.

O panfleto "Lolla Para Cristo" apresentava todas as atrações do Lollapalooza, porém com citações bíblicas nas laterais e os dizeres "Um encontro especial para quem gosta de música". Luiz Fernando, 36, e sua mulher Cintia Cristina de Souza, 38, líderes da igreja em Interlagos, explicaram que a Sara Nossa Terra sempre faz isso nos eventos, inclusive na Formula 1. "Queremos mostrar que independente de onde as pessoas estão, queremos mostrar que Deus está lá também", disse Luiz.

A Sara Nossa Terra de Interlagos fica localizada ao lado do portão 8 do autódromo e a fila das pessoas para o Lollapalooza ficou formada exatamente em frente à entrada da igreja. "Muitos jovens nunca tiveram a oportunidade de ouvir a palavra de Deus. Temos uma missão a cumprir", ele disse, destacando que até aquele momento apenas uma vendedora de capa de chuva tinha entrado no culto. "Se um jovem sair da fila e entrar aqui para nos ouvir, nossa missão já terá sido bem sucedida".

Primeiros da fila

Um grupo de São Paulo de seis amigos era o primeiro da fila neste segundo dia de Lollapalooza. Todos vieram para ouvir Foster the People e chegaram no local por volta das 7h50. "Quando chegamos não tinha ninguém, mas caiu uma tempestade. Nos abrigamos debaixo da marquise e quando a chuva diminuiu voltamos para a fila", disse Gabriela Svicero, 18.