Topo

Hit na web, irmãs mexicanas que tocam metal querem estudar música nos EUA

Leonardo Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

01/04/2015 06h00

Elas têm atitude, tocam pesado e estão em estúdio gravando um disco sobre tragédias pessoais, dramas e desamores. Não bastasse tudo isso, Daniela (guitarra e vocal), Paulina (bateria) e Alejandra Villarreal (baixo) ainda precisam fazer o dever de casa. Com, respectivamente, 15, 13 e 10 anos, as irmãs mexicanas formam a banda The Warning e viraram sensação na internet nos últimos meses.

Tocando versões como “Enter Sandman”, do Metallica, “Back in Black”, do AC/DC, e “Hysteria”, do Muse, as meninas já acumulam mais de 3 milhões de visualizações no YouTube. Apenas o vídeo da pequena Paulina debulhando a bateria sozinha, à la Neil Peart, foi visto por cerca de 2,3 milhões de internautas.

Formado em Monterrey, o grupo começou a tocar em 2012. Mas a música vem de berço. Incentivadas pelo pai, elas começaram a ter aulas de piano com apenas quatro anos de idade. Não demorou até o gosto pelo rock clássico e pesado começar a falar mais alto. Nos vídeos, o traquejo e a fidelidade instrumental das versões chegam a impressionar. 

Meninas do The Warning vão a show do Kiss no México - Divulgação - Divulgação
Meninas do The Warning vão a show do Kiss no México
Imagem: Divulgação

Damos prioridade à música. Sempre que chegamos de um dia normal de aulas, depois de comer, a primeira coisa que fazemos é praticar", diz a líder Daniela, fã do timbre do guitarrista do Queen, Brian May. “Gostamos muito de dançar, mas é algo que tivemos que abrir mão, por falta de tempo. Nas tardes de fim de semana, conseguimos manter a vida social e nos dedicar a amigos e família, porque podemos praticar de manhã.”

O primeiro EP do grupo, com covers e composições inéditas em inglês, deve sair em meados deste mês, sob a tutela do baixista Pablo González Sarre, do grupo mexicano Los Claxons. “A ideia de gravar começou simplesmente por motivos didáticos, enquanto nos ensinavam a compor. Todos gostaram de nossas canções e acharam que seria uma boa experiência entrar em estúdio para conhecer o processo.  Mas nunca havíamos pensado em lançar um álbum”, conta Daniela.

Veja as meninas tocando "Enter Sandman" (Metallica)"Back in Black" (AC/DC)"We're Not Gonna Take It" (Twisted Sister) e Crazy Train (Ozzy Osbourne).

warning

  • Divulgação

    Damos prioridade à música. Sempre que chegamos de um dia normal de aulas, depois de comer, a primeira coisa que fazemos é praticar

    Daniela, 15, guitarrista e vocalista do The Warning
Apesar do sucesso na web, o desejo das garotas ainda é modesto: continuar aprendendo. Graças à inciativa do canadense Ted Boyle, fã da banda, elas estão participando de uma “vaquinha” virtual no site GoFundMe. A ideia é arrecadar US$ 30 mil dólares. O preço do sonho de assistir a um curso de verão na conceituada Berklee College of Music, em Boston. Pouco mais de US$ 8,1 mil foram arrecadados desde novembro.

“Sabemos que é uma universidade muito prestigiada. Adoraríamos ter essa experiência. Não sabemos se será possível, mas seguiremos lutando para alcançar o objetivo”, promete Daniela. Questionada sobre a possibilidade de repetir o feito do Unlocking the Truth, trio americano que no ano passado assinou com a Sony após viralizar tocando nas ruas de Nova York, ela se mostra com os pés fincados no chão. “Pode até ser o caso, mas não é o que estamos procurando agora.”