Topo

100% nacional, área do Rock in Rio terá shows diários de Carlinhos de Jesus

17.jun.2013 - Carlinhos de Jesus faz a dança de Coisinha de Jesus, personagem  do "Casseta & Planeta", que o parodiava - Anderson Borde e Felipe Assumpção / AgNews
17.jun.2013 - Carlinhos de Jesus faz a dança de Coisinha de Jesus, personagem do "Casseta & Planeta", que o parodiava Imagem: Anderson Borde e Felipe Assumpção / AgNews

Anderson Baltar

Do UOL, no Rio

07/04/2015 19h06

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta terça-feira (07), foi divulgada a programação da Rock Street da edição 2015 do Rock In Rio, que acontecerá entre 18 e 27 de setembro. Em homenagem aos 30 anos do festival, o espaço, que congrega lojas, bares e restaurantes e é voltado para as manifestações musicais de rua, terá uma gama de artistas que irão da bossa nova ao heavy metal, trazendo revelações e nomes consagrados da música brasileira como João Donato, Marcos Valle e George Israel.

“A Rock Street é um espaço de encontro e de passeio e, acima de tudo, de interação com o artista, com um palco mais íntimo. E, nesta edição, vamos trazer uma homenagem ao Brasil, com uma ênfase muito grande na nossa música, gastronomia e arte de rua, trazendo, além do samba, o bumba meu boi, a capoeira, os bonecos de Olinda. E, com essa programação musical, com certeza, esse espaço será um dos pontos altos do Rock In Rio”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente do Rock In Rio.

A cenografia trará traços de identidade nacional. O palco será inspirado nos Arcos da Lapa, tradicional ponto turístico carioca e com sua tradicional dose de malandragem. Todas as noites de apresentações serão abertas pela Companhia de Dança de Carlinhos de Jesus, que também se fará presente perambulando pelo espaço e interagindo com o público durante os shows.

“Esse é um reencontro delicioso com o Rock In Rio. Em 1985, estive presente como dançarino do show de Elba Ramalho e foi minha primeira experiência em um grande palco. Agora, estaremos presentes mostrando a interação da cultura popular com um festival de rock. Apresentaremos uma coreografia inspirada na ‘Ópera do Malandro’, de Chico Buarque e estamos preparando um grande flash mob com os grupos de bumba meu boi e com os bonecos de Olinda”, revelou Carlinhos de Jesus.

Outro remanescente da primeira edição do festival é o saxofonista George Israel, que se apresenta no dia 26. Presente em 1985 com o Kid Abelha, desta vez apresentará um show baseado em seu trabalho solo. “O Rock In Rio é fundamental para a minha carreira. Me lembro que, em 1985, foi o batismo de fogo do Kid Abelha e a chance de termos acesso a grandes ídolos e a uma nova estrutura de shows. Estar de volta é um prazer enorme e o palco da Rock Street é perfeito para apresentar meu trabalho, que é mais intimista”, afirmou Israel, que, por sinal, tem uma divertida recordação da primeira edição do festival: “Por descuido, perdi o ônibus que me levaria para o show do Kid Abelha e acabei pedindo carona para uma galera que estava indo para o festival. Recentemente, encontrei o motorista e rimos muito dessa história”.
 
 
Aos 80 anos, João Donato encerrará os shows do dia 18 e se diz ansioso para fazer o pré-lançamento do seu novo álbum “Donato Elétrico”, que será lançado em setembro. “Estou muito ansioso para poder tocar essas novas músicas, juntamente com a banda Bexiga 70, de São Paulo. Será uma oportunidade de ouro e uma honra”. Outro ícone da bossa nova, o eclético Marcos Valle promete fazer um show animado no dia 27. “Vou trazer para a Rock Street toda a mistura de influências, que marcaram a minha carreira. E, obviamente, incluirei todas as músicas que costumo executar nos festivais como ‘Samba de Verão’, ‘Batucada surgiu’ e ‘Mentira’”. 
A programação da Rock Street também abre espaço para bandas importantes do cenário roqueiro nacional, como o Autoramas.
 
Na estrada desde 1997, a banda liderada por Gabriel Thomaz estará presente no dia 26 com sua nova formação, que inclui Erika Martins (ex-Penélope), Fred Castro (ex-Raimundos) e Melvin Ribeiro (ex-Carbona) e promete fazer um show incendiário. “Não tem essa de palco intimista com a gente. Vamos botar todo mundo para dançar”, afirmou Gabriel. Erika se mostra empolgada com a chance de tocar mais uma vez no Festival (o Penélope tocou na Tenda Brasil em 2001): “O clima é o mesmo. É bom demais estar presente em um evento dessa importância e mostrar a nova fase da nossa banda”.
 
A Rock Street também trará revelações da música nacional. A cantora Maria Luiza é uma das atrações do dia 27 e não disfarça o frio na barriga. “É uma grande responsabilidade e estou bem nervosa, não vou negar. Mas também estou muito ansiosa em fazer um show baseado no meu CD (“Pequena”) e homenageando nomes da música nacional que me inspiraram, como Cássia Eller”. 
 
Programação da Rock Street
 
18/09
Joyce Cândido
Rabo de Lagartixa
João Donato
 
19/09
KroW
República
Motorocker
 
20/09
João Sabiá
Rodrigo Shá
Gabriel Moura
  
24/09
Age of Artemis
About2Crash
Eminence
 
25/09
Wilson Sideral + Luana Camarah
Baia
Bula
 
26/09
George Israel
Rodrigo Santos
Autoramas
 
27/09
Maria Luiza
Marcos Valle
BossaCucaNova