Topo

Sutiã cônico usado por Madonna em 1990 completa 25 anos

Madonna usa o cônico e icônico corset desenhado pelo estilista francês Jean-Paul Gaultier para sua turnê "Blonde Ambition" em 1990 - Reprodução
Madonna usa o cônico e icônico corset desenhado pelo estilista francês Jean-Paul Gaultier para sua turnê "Blonde Ambition" em 1990 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/04/2015 17h08

Usado por Madonna pela primeira vez em 1990, o icônico corset com sutiã em forma de cone, desenhado para ela pelo estilista francês Jean Paul Gaultier, completou 25 anos nesta segunda-feira.

A indumentária é parte essencial do figurino da turnê “Blonde Ambition” que Madonna estreou em 13 de abril de 1990, na cidade de Chiba, no Japão. Desde então, o mundo da lingerie nunca mais foi o mesmo, e este sutiã, um tanto quanto fálico, dava uma mensagem clara ao mundo: as mulheres também comandam.

Não à toa, o figurino surge na primeira aparição de Madonna no show (a música “Express Yourself”). A cantora abria sua apresentação usando um terninho preto propositalmente rasgado pelo objeto pontiagudo, enquanto a calça que compunha o traje era sobreposta pelo corset.

Dali para a frente, outras releituras da peça eram desfiladas em meio a performances provocantes como “Like a Virgin”, em que a cantora simula masturbação em uma cama de veludo vermelho, além das consagradas “Vogue”, “Holiday”, “Materia Girl” e “Into the Groove”.

Nos 25 anos que se seguiram, a peça se tornou item presente no guarda-roupa de mulheres e cantoras pop de todo o mundo. Em “California Girls, Katy Perry transformou a peça em um spray de chatilly, enquanto Lady Gaga usou uma versão que soltava faíscas e outra em forma de metralhadora.

Gaultier aproveitou o sucesso da época e transformou a peça, assim como as forma de Madonna, em seu perfume “Classique”. E a própria Madonna pediu que o francês fizesse uma releitura da peça para sua turnê de 2012, a “MDNA”, que passou pelo Brasil em dezembro daquele ano.