Topo

David Bowie compõe novos clássicos para musical "Lazarus"

David Bowie - Stephen Chernin/AP
David Bowie Imagem: Stephen Chernin/AP

Do UOL, em São Paulo

14/04/2015 09h10

O músico britânico David Bowie compôs novos clássicos sobre amor e violência para o seu próximo musical “Lazarus”, inspirado no romance "O Homem que Caiu na Terra", de 1963, do escritor de Walter Tevis. A informação foi confirmada pelo diretor do musical Ivo van Hove à “BBC”.

O cantor não subirá ao palco do espetáculo mas assina o roteiro junto com o irlandês Enda Walsh, dramaturgo do premiado "Once" ("Apenas Uma Vez").

“Algumas canções soam como se você sempre tivesse ouvido, são como clássicos”, admitiu o diretor ao anunciar que os preparativos para “Lazarus” estão bastante avançados.

As novas composições de Bowie são “um material realmente muito bom”. “Há músicas românticas – porque suas canções são profundamente românticas – mas há também sobre violência e o mundo que nos rodeia. E é sobre estes temas que as novas canções se referem”.

O espetáculo tem sua história centrada no personagem de Thomas Newton, vivido por Bowie, em uma adaptação ao cinema em 1976 dirigido por Nic Roeg. Thomas Newton é um alienígena que vem à Terra em busca de água, a salvação de seu planeta. Ele se disfarça de empresário e faz uso de tecnologias avançadas para conseguir o dinheiro necessário para a construção da nave que o levará de volta para casa.

O musical “Lazarus” resgatará ainda antigas canções de Bowie com novos arranjos. “Ele me disse que irá dar um nova roupagem às suas músicas. Ele não estará nos palcos, mas pelo que posso julgar, é um projeto muito importante na sua vida”, afirmou o diretor Ivo van Hove.

Enquanto isso, David Bowie já tem previsto o lançamento de seu novo single “Changes” em edição limitada para o Record Store Day no dia 18 de abril. A faixa foi retirada de seu álbum de 1971 “Hunky Dory” e será lançada em vinil de sete polegadas.