Topo

Morre aos 73 anos o cantor Percy Sledge, de "When a Man Loves a Woman"

Percy Sledge empunha seu troféu depois de ser introduzido no Hall da Fama do Rock, em cerimônia em Nova York, em 2005 - Ed Betz/AFP Photo
Percy Sledge empunha seu troféu depois de ser introduzido no Hall da Fama do Rock, em cerimônia em Nova York, em 2005 Imagem: Ed Betz/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo*

14/04/2015 12h26

Morreu nesta terça-feira (14), aos 73 anos, o cantor norte-americano de soul e R&B Percy Sledge, conhecido por sua canção romântica "When a Man Loves a Woman", de 1966.

A informação foi confirmada pelo agente do cantor, Steve Green, à rede de TV ABC News. Sledge morreu em Batoun Rouge, na Luisiana, de câncer no fígado, contra o qual lutada há vários anos.

Composta por Calvin Lewis e Andrew Wright , "When a Man Loves a Woman" foi o primeiro single de Sledge e passou várias semanas no topo das paradas de pop e R&B em 1966, além de ter sido largamente usada em trilhas sonoras de TV e cinema desde então.

Sledge improvisou a melodia, e os arranjos e a letra da música ficaram a cargo de Lewis e Wright, seus colegas de banda, depois que uma namorada do cantor o deixou para ficar com outro homem. "Eu não tinha dinheiro para viver, e não podia fazer nada para reconquistá-la", lembrou o músico em certa ocasião.

O hit foi considerado "uma das maiores canções de soul de todos os tempos", segundo o site do Rock and Roll Hall of Fame. A balada atualmente ocupa a 53ª posição da lista das 500 maiores canções de todos os tempos da revista "Rolling Stone".

A carreira de Sledge prosseguiu com outros sucessos como "Warm and Tender Love" e "It Tears Me Up". O músico recebeu da Rythm and Blues Foundation um prêmio pelo conjunto de sua carreira e, em 2005, entrou no Hall da Fama do Rock. Seu mais recente disco foi "The Gospel of Percy Sledge", de 2013.

* Com agências internacionais