Topo

Astronauta que gravou David Bowie do espaço pretende lançar álbum completo

Astronauta pop faz cover de David Bowie no espaço - Chris Hadfield/Nasa/AP
Astronauta pop faz cover de David Bowie no espaço Imagem: Chris Hadfield/Nasa/AP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 11h57

O astronauta canadense Chris Hadfield que fez sucesso, em 2013, ao gravar no espaço uma versão de “Space Oddity” de David Bowie a bordo da Estação Espacial Internacional pretende lançar um álbum completo.

Há dois anos, Hadfield divulgou sua performance em vídeo no YouTube, pouco antes de deixar o comando da estação. Na ocasião, o vídeo se tornou viral e foi assistido por mais de 500 mil pessoas.

“Space Oddity” é uma canção de 1969 e a sua letra é o diálogo entre um astronauta fictício, Major Tom, e sua torre de comando.

Aos 55 anos e já aposentado, ele anunciou seu disco que contará com trechos de violão e vocal gravados do espaço. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, o álbum será antes de tudo “humano”.

“A serenidade e a graça que senti enquanto orbitava pela Terra sem ter o peso da gravidade deu um espaço totalmente novo para escrever e tocar música. Estou muito feliz por poder compartilhar este trabalho como uma forma nova de contar as histórias do início das explorações espaciais”, disse Hadfield.

O astronauta comandou durante cinco meses a Estação Espacial Internacional. Sua função se encerrou em maio de 2013 e, em julho daquele ano, Hadfield se aposentou.

Enquanto parte do álbum foi gravado no espaço, Robbie Lackritz foi escalado para produzir o disco aqui na Terra. Lackritz é produtor da cantora indie canadense Leslie Feist, da banda Broken Social Scene.

Sem adiantar os detalhes, a produção anunciou ainda que “convidados especiais” participarão do disco como o artista de hip hop Buck 65, a banda de rock alternativo Barenaked Ladies e o cantor Ron Sexsmith. O álbum deve ser lançado no final deste ano.