Topo

Bêbados e brigões: saiba como fãs mais irritam artistas

O cantor Ed Motta, que criticou os fãs que vão aos seus shows no exterior - Divulgação
O cantor Ed Motta, que criticou os fãs que vão aos seus shows no exterior Imagem: Divulgação

Adriana de Barros

Do UOL, em São Paulo

17/04/2015 16h35

Em postagem publicada em seu perfil no Facebook na semana, que provocou a reação imediata de internautas, Ed Motta afirmou que as pessoas que costumam vê-lo ao vivo no exterior são uma "turma mais simplória", que não acompanha sua carreira e que é fã de ritmos populares. O cantor disse ainda que não falaria em português nem cantaria "Manuel" em sua turnê europeia. A declaração teve grande repercussão e opiniões divididas. 

Todo artista sabe da importância do fã para o sucesso de sua carreira e o quanto eles são esperados em um show. O sonho de todos eles é que sua arte alcance o maior número possível de pessoas, mas isso não significa que ele deve aceitar todas as atitudes das pessoas que o admiram.

Com o aumento de recursos que proporcionam a aproximação com o ídolo, o comportamento nas apresentações e na abordagem também sofreu transformações.

Nem sempre é uma reação que agrada o artista ou público que acompanha as apresentações e os passos de seus ídolos. São centenas de celulares no campo de visão do outro com flashes no rosto do artista, espaços disputados com "pau de selfie", um fã com a letra decorada cantando desafinado atrás da pessoa que quer acompanhar o show e outras situações que tornam o programa insuportável para a própria plateia e incomodam o artista.

O UOL perguntou para alguns artistas qual comportamento dos fãs incomoda em um show ou na abordagem direta. Leia abaixo as repostas.