Topo

De pai para filho: roqueiros exibem tradição de pintar o rosto

Fabiola Ortiz

Do UOL, em São Paulo

26/04/2015 13h18

Já virou parte da rotina. Celso, 52, e Adriana Carvalho, 50, vão com frequência a shows de rock levando os três filhos adolescentes. A família roqueira de Uberlândia (MG) veio de carro para assistir ao segundo dia do festival Monsters of Rock, em São Paulo, que será encerrado com show da banda KISS - conhecida pelas pinturas nos rostos de seus integrantes. Para entrar no clima, pai e filha vieram de rosto pintado. A obra de arte facial foi feita pela filha adolescente de 16 anos, Aline Carvalho.

"Tudo começou porque eu tenho uma banda de rock chamada The Spiders e fiz um show no ano passado na escola com o rosto pintado. Agora aqui no festival Monsters of Rock, meu pai deu a ideia de pintar a cara", disse Aline, ao UOL.

Já são pelo menos 20 anos de rock, tempo em que Celso e Adriana estão casados. Os pais sempre incentivaram os três filhos a curtir bandas de rock como Led Zeppelin e KISS. E fazem questão de passar a tradição do rock de geração para geração.

"Sou roqueira desde pequena por influência do meu pai. Comecei a aprender guitarra aos 12 anos. Meu irmão toca guitarra também, o outro bateria, minha mãe toca piano e o papai, guitarra", contou a adolescente.

"O rock é uma boa influência, as músicas têm letras legais, é bom levar os filhos aos shows de rock para se divertir. O rock é um estado de espirito. Meus filhos adoram, tocam muito bem, a música ajuda nos estudos. Eles estudam muito matemática para tocar guitarra e bateria", conta o pai fala, com orgulho.

Para evitar empurrões na frente do palco, a família roqueira não quer ficar muito na frente do palco. "Vamos curtir mais o som. Viemos hoje por causa do KISS, o guitarrista é muito bom. Eu também curto o Manowar, meus filhos nem tanto", disse Celso.

Apesar do Monsters ter no line-up bandas tradicionais com mais de 40 anos, Celso fica feliz ao ver um público jovem no evento. "Tem uma garotada que curte bandas antigas também, esse pessoal faz uma música boa, tem uma melodia interessante", destacou.

"Curto muito vir com a família. Meu pai fica pulando, acho melhor vir todo mundo junto, a gente faz bagunça juntos. É uma experiencia para a família", riu Aline.

Estreante pinta o rosto

Já a jovem Bianca Arantes, de 19 anos, conseguiu pela primeira vez convencer os pais a deixá-la ir a um evento de rock. Este é o seu primeiro show de rock na vida e decidiu estrear no Monsters of Rock. O motivo é simples: ela terá a chance de ver pela primeira vez ao vivo a sua banda favorita, KISS.

Para homenagear o grupo, ainda na fila, a jovem já estava pintando o rosto de branco com uma estrela  da cor preta no olho.

"É a primeira vez que me pinto assim", disse. Ela veio acompanhada de um amigo, os dois chegaram na fila ainda na noite de sábado (25) e pernoitaram na calçada.

Era ainda cedo quando Bianca preparava a maquiagem e garante que a pintura vai aguentar até o show do KISS, marcado para as 22h30. "Eu nem sei como vai ser, mas deve ser muito bom. Tenho coragem de ficar na frente do palco, não sei como é ficar la na frente, mas pelo KISS vale tudo".

Neste domingo, os destaques do Monsters serão KissAcceptManowar e Yngwie Malmsteen, além de Judas Priest, a única banda que toca nos dois dias.

Confira abaixo a programação completa deste domingo:

26/4/2015 - Domingo

12h15 - Dr Pheabes
13h05 - Steel Panther
14h20 - Yngwie Malmsteen
15h50 - Unisonic
17h20 - Accept
18h50 - Manowar
20h40 - Judas Priest
22h30 - Kiss