Topo

"Volume do Monsters é equivalente ao de uma turbina de avião", diz técnico

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

26/04/2015 15h26

Manowar se orgulha em dizer que é a banda de metal que tem o som mais alto de todas. No Monsters of Rock, o som deles será de 105 decibéis, volume equivalente ao de uma turbina de avião. Quem contou ao UOL foi Eder Moura, 36 anos, gerente de som do festival. "Na Europa, em alguns países, o limite é entre 98 a 100 dB", explica.

Eder é um dos responsáveis pela house mix, nome dado àquela tenda que fica no meio do público, de onde ele controla todos as caixas de som do festival. "O Motörhead, por exemplo, trouxe a sua própria mesa de som, que é toda analógica", revela. "O som analógico, na minha opinião é mais quente", disse. No local, trabalham quatro pessoas em regime de escala.

Outra banda que também trouxe sua própria mesa analógica foi o KISS. "O Judas e o Ozzy também trouxeram, mas a deles são digitais", contou. Além das caixas de som do público, outros diferenciais das bandas estão nas caixas do palco. "Lá no palco, quem decide a altura do som é a banda. Às vezes é mais alto do que os 105 dB da plateia", revela. "O Ozzy tem um volume muito alto. Já o KISS não usa as caixas do palco, só fones de ouvido".

Eder explicou que as caixas de som do palco reproduzem a voz e os instrumentos da banda ao mesmo tempo em que estão sendo tocadas. Já as caixas de som que ficam atrás, têm uma diferença de 179 milissegundos. "Esse é o tempo que o som demora para viajar entre uma caixa e outra. Desta forma, o público não percebe a diferença", disse.

Embora o volume das caixas do público durante o show do Manowar não seja mais alto do que os outros, será no palco que a banda irá mostrar que tem o som mais potente. "O Manowar coloca o volume no último furo no palco e o público percebe a altura de lá", revela Eder. Ao todo, no palco, o festival tem 30 caixas de alta (de cada lado) JBL VTX 25, que são as mais modernas do mercado, além de 12 subs (de cada lado) JBL S 28 e outros 12 subs G 28, também de cada lado.

A temperatura ambiente, segundo Eder, também altera o som. "Quando o clima está muito quente, o som é mais lento e perde a alta frequência", diz. A diferença entre os shows de metal e de música eletrônica, por exemplo, é o uso dos sons graves. "Na música eletrônica eles usam muito os graves. No metal não", completa.

Eder disse que nenhuma banda fez nenhum pedido especial. Exceto o Manowar, que vai gravar a apresentação, em vídeo e áudio, e poderá lançar posteriormente um DVD. "Eles pediram para deixar o microfone aberto, para gravar tudo".

Neste domingo, os destaques do Monsters serão KissAcceptManowar e Yngwie Malmsteen, além de Judas Priest, a única banda que toca nos dois dias.

Confira abaixo a programação completa deste domingo:

12h15 - Dr Pheabes
13h05 - Steel Panther
14h20 - Yngwie Malmsteen
15h50 - Unisonic
17h20 - Accept
18h50 - Manowar
20h40 - Judas Priest
22h30 - Kiss