Topo

Após Jobim, Tim Maia será homenageado com escultura no Rio de Janeiro

Escultura em bronze do cantor Tim Maia ficará no bairro da Tijuca, onde ele viveu, no Rio - Divulgação
Escultura em bronze do cantor Tim Maia ficará no bairro da Tijuca, onde ele viveu, no Rio Imagem: Divulgação

Luna D'Alama

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 18h56

O cantor e compositor Tim Maia (1942-1998) será imortalizado no bairro onde nasceu e cresceu, a Tijuca, na zona norte do Rio de Janeiro, com uma escultura em bronze de cerca de 1,90 m de altura. A obra está sendo feita pela artista plástica Christina Motta, 70 anos. “Ela vai ser maior que o tamanho natural, para não parecer muito pequena quando for vista de longe. O Tim não era muito alto, tinha 1,68 m, parece. Não posso dar mais detalhes ainda, apenas adiantar que ele vai estar de pé, cantando”, revela a artista, responsável também pela escultura de Tom Jobim inaugurada em dezembro de 2014, em Ipanema, e pela famosa obra em bronze da artista francesa Brigitte Bardot, em Búzios, onde Christina tem seu ateliê.

A artista paulistana Christina Motta, 70 anos, está produzindo uma escultura em bronze do cantor Tim Maia - Divulgação - Divulgação
A artista Christina Motta, que está produzindo escultura em bronze de Tim Maia
Imagem: Divulgação
A escultora se diz muito feliz com essa oportunidade, surgida com o projeto Nívea Viva –que também promove, até junho, shows gratuitos em homenagem ao “síndico”, sob o comando de Ivete Sangalo e Criolo, em sete capitais brasileiras.

“O Tim Maia era muito irreverente, tinha uma voz bonita, músicas ótimas. Tenho visto fotos e todos os shows dele pelo YouTube, para ver como era de perto, as feições, o jeito dele”, conta Christina, que está envolvida no projeto há dois meses, começou a pôr a mão na massa há cerca de duas semanas e deve entregar a escultura até o fim de junho. A rua e o local exatos onde a obra ficará ainda não foram definidos pela Prefeitura do Rio, mas o prefeito Eduardo Paes já autorizou sua instalação.

Nessa primeira fase, Christina trabalha em uma estrutura de argila, que funciona como uma espécie de esqueleto para receber cera e bronze por cima. O processo de fundição deve começar, segundo ela, no dia 20 de maio e terá o seu acompanhamento de perto.

Latinhas de alumínio de creme para pele usadas pelo público têm sido recolhidas nos shows de Ivete e Criolo –até agora houve duas apresentações, em Porto Alegre (12 de abril) e Recife (26 de abril). O material será derretido e incorporado ao bronze da escultura. 

Agora, a artista precisa correr contra o tempo para entregar o trabalho dentro do prazo. “No Brasil, as coisas são sempre para ontem, a gente faz o que pode. Minha cabeça está focada nisso, estou trabalhando cerca de oito horas por dia, desde de manhã até o fim do dia”, afirma. Para ajudá-la nesse processo de criação, Christina se encontrou rapidamente com Carmelo Maia, filho de Tim. “Ele me falou que estava muito contente de terem lembrado de fazer essa homenagem ao pai dele, que será merecida. Porque até hoje não tinha sido feito algo que marcasse tanto [a obra de Tim Maia]”, diz a artista.

Christina também afirma que não gosta que suas obras sejam chamadas de estátuas. “Estátuas são obras mais antigas, duras, formais. Procuro dar movimento, congelar um momento da pessoa”, analisa a artista, que trabalha desde os 13 anos e atualmente conta com dois assistentes.

Ao todo, Christina tem seis esculturas de sua autoria em Búzios, como a famosa “Três Pescadores”, além da que retrata Brigitte Bardot. Em São Paulo, ela é autora de “Homem na Chuva”, que se encontra no Parque do Povo. Fora isso, tem 13 trabalhos no Acre (como uma em homenagem a Chico Mendes, em Rio Branco), entre outras produções. No Rio, a escultura em homenagem a Tom Jobim, inaugurada no dia 8 de dezembro de 2014, marcou os 20 anos da morte do maestro e compositor.

Os próximos shows do projeto Nívea em homenagem a Tim Maia serão em Salvador (24 de maio, no Elevador Lacerda), Fortaleza (31 de maio, no Aterro Praia de Iracema), Brasília (14 de junho, no Parque da Cidade), Rio de Janeiro (21 de junho, na Praia de Copacabana) e São Paulo, ainda sem data nem local definidos. As apresentações que ainda vão aceitar a entrega de latinhas são as de Salvador e Fortaleza. 

8.dez.2014 -  Uma estátua em homenagem aos 20 anos da morte do maestro e compositor Tom Jobim foi inaugurada pela Prefeitura do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (8), no calçadão da praia de Ipanema, próximo ao Arpoador. O evento reuniu amigos e familiares do músico - ERBS JR./Frame/Agência O Globo - ERBS JR./Frame/Agência O Globo
Escultura de Tom Jobim foi inaugurada em dezembro de 2014 no calçadão de Ipanema, próximo ao Arpoador
Imagem: ERBS JR./Frame/Agência O Globo