Topo

Sem 2ª voz, sertanejos dizem que cantar solo evita atritos e discussões

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

09/05/2015 06h30

O primeiro passo para um artista se destacar na música sertaneja sempre foi formar uma dupla. Seja com seu irmão, com um primo ou até mesmo com alguém indicado pela gravadora. Essa "tradição", no entanto, não tem sido a regra para mais de uma dúzia de artistas que se destacaram nos últimos anos por sua carreira solo.

Exemplos não faltam: Luan Santana, Gusttavo Lima, Cristiano Araújo, Leo Magalhães, Lucas Lucco, Gabriel Gava, Israel Novaes, Michel TelóEduardo Costa, Ricardo Barbosa, Zé Felipe. Sem contar com os veteranos Daniel, Leonardo e Sérgio Reis

Para entender as vantagens e desvantagens da carreira solo no meio sertanejo, a reportagem do UOL conversou com alguns desses artistas. A conclusão é a de que a maioria começou mesmo como dupla, mas no meio do caminho decidiu seguir sozinho por conta dos mais diversos motivos, como brigas ou até mesmo a falta de talento do parceiro. 
 

Citação Cristiano Araújo

  • Divulgação/Fernando Hiro

    "A desvantagem [em ser cantor solo] é que você tem que segurar tudo e não deixar cair. Como dupla, você tem um apoio"

    Cristiano Araújo, cantor sertanejo
 
O mineiro Léo Magalhães conta que uma das vantagens de não formar uma dupla é que se você é talentoso, não precisa encontrar o par ideal para fazer sucesso. "Antes, o cantor sertanejo precisava fazer dupla com irmão, primo, amigo", diz. O artista lembra que a segunda voz é uma tradição no sertanejo e um importante recurso no palco e por isso o cantor solo precisa trabalhar para suprimir essa falta. "Comecei a carreira com meu irmão. Ele não quis continuar comigo e eu não quis formar dupla com mais ninguém", explica, destacando que a dupla formada com o irmão geralmente é difícil de se separar. "Os irmãos até brigam e xingam. Mas no outro dia continuam irmãos".
 
Para o cantor Gabriel Gava, a principal vantagem é o fato de poder tomar decisões sozinho, sem depender de ninguém. Já a desvantagem é a falta da segunda voz característica do sertanejo. "Eu também tentei formar uma dupla, mas não deu certo porque tínhamos opiniões diferentes. A dupla se chamava 'Fernando e Gabriel'", diz. "Antigamente, se você não formasse uma dupla, não era cantor sertanejo. Acho que um ponto foi pela morte de alguns artistas nacionais [João Paulo e o Leandro], aí foi mudando um pouco".
 

Citação Gabriel Gava

  • Divulgação

    "Antigamente, se você não formasse uma dupla, não era cantor sertanejo"

    Gabriel Gava, cantor sertanejo
 
O fato de cantar sozinho, não significa a falta da segunda voz. Pelo menos é o que conta Gusttavo Lima. "Cada um tem seu estilo. Eu tenho uma banda com nossos backing vocals lá no palco. Nunca estou só", disse. "Eu já tinha sido 'dupla' e não tinha dado certo. Por isso, decidi seguir meu caminho sozinho", lembrou Gusttavo. "A música sertaneja tem revelado artistas bons, não só solos, como duplas também". 
 
Cristiano Araújo concorda que a falta de um companheiro evita brigas desnecessárias. "A desvantagem é que você tem que segurar tudo e não deixar cair. Como dupla, você tem um apoio", explicou. "Já passei por três duplas e cantar sozinho foi uma escolha. Tenho um backing vocal que é fera, o Elias Souza", lembrou. "Não sei se é uma tendência, mas acredito que tenha deixado de ser uma regra formar uma dupla. Sérgio Reis que o diga, pois ele foi um dos precursores".