Topo

Clássicos ou hits? DJs apontam quais músicas bombam nas festas de casamento

O DJ William Ribeiro discoteca nos principais casamentos de São Paulo - Divulgação
O DJ William Ribeiro discoteca nos principais casamentos de São Paulo Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

11/05/2015 07h00

Toda festa de casamento que se preze tem que tocar "Your Song", "Don't Stop Me Now", "YMCA", "La Bamba", entre outros "clássicos", certo? Errado. No mês das noivas, procuramos DJs especialistas em casamentos para saber qual é o campeão de pedidos na pista. A conclusão é de que os pombinhos não querem mais os clichês, e sim os hits que estão fazendo sucesso nas baladas, como "Uptown Funk", dr Mark Ronson e Bruno Mars, "Happy", dr Pharrell Williams, "Blame", dr Calvin Harris e "Sugar", do Maroon 5.

O DJ William Ribeiro explicou que a música apresentada nos casamentos mudou muito nos últimos dez anos. "Antes, as canções das festas não eram as mesmas das baladas. Hoje é o contrário", contou. Ou seja, o que toca nos clubes é o que tem que estar nas festas. O DJ tocou neste final de semana no casamento do médico Roberto Kalil Filho, que teve como convidados José Serra, Dilma Rousseff e Lula. No casamento do cardiologista, William disse que o noivo o deixou livre para escolher as músicas e uma delas foi "Happy", de Pharrell Williams.

William se especializou tanto em casamentos que criou na internet o projeto "Wedding Selection", onde divulga semanalmente uma playlist com os hits preferidos dos noivos. "A ideia do projeto é que as noivas tenham uma referência na internet", explicou. "O casal atualmente tem investido muito na música para transformar a festa em uma balada idêntica aos dos melhores clubes do mundo".

DJ Ivan Arcuschin que toca nos principais casamentos de São Paulo - Divulgação - Divulgação
DJ Ivan Arcuschin
Imagem: Divulgação

Então, por que as mesmas músicas clichês sempre tocam nos casamentos? A reposta é que há uma diversidade muito grande de convidados na festa, ao contrário do que se vê na balada, onde vão pessoas com os mesmos interesses. Daí a dificuldade em encontrar um meio-termo para animar o casamento. "Antes, os DJs ficavam escondidos atrás da decoração da festa. Hoje, os noivos montam palcos especiais, com luzes de led para destacar o profissional. É o efeito Tomorrowland", brincou William.

Ricardo Dias, que produz casamentos, destacou a importância da música nas festas. "Ela é fundamental para que o casamento seja um sucesso. Não se pode administrar uma festa sem um DJ, a pista tem que sempre ficar cheia, ou os convidados vão embora, desanimam", disse. Um dos DJ da produtora de Ricardo é Ivan Arcuschin. O profissional conta que, para não deixar a pista esfriar, é preciso "senti-la". "Os casamentos são muito diferentes uns dos outros. O bom é que os 'micos' algumas vezes são bem-vindos. Deixamos de lado a vergonha e cantamos bem alto", disse Arcuschin. O DJ, no entanto, faz um alerta. "Exagerar no momento 'mico', pode realmente se transformar num mico".

Joca Guarim, cuja empresa atua em 400 festas por ano --49 das quais ele comanda pessoalmente--, revelou que o maior mico atualmente é tocar Michel Teló. "Peço para os noivos me apontarem suas músicas favoritas e dali eu já traço o perfil deles. Mas, na festa, temos que saber o que está funcionando, porque às vezes os gostos dos noivos são opostos aos dos convidados", contou. Joca disse ainda que desaconselha quando alguém pede para tocar hits do Balão Mágico ou da Xuxa.

"Ás vezes, os noivos ou os padrinhos prepararam uma brincadeira que envolve uma música brega. Nesse caso, a música tem um sentido para estar lá. Em qualquer outro caso, não vale a pena", afirma Guarim. "Em uma festa, pediram para eu tocar 'Don't Stop me Now', do Queen. De repente surgiu um cover do Freddy Mercury para dançar. Foi divertido. Somente nessas ocasiões é que são indicadas essas músicas", explicou. "Caso contrário, é melhor deixar o DJ fazer o seu trabalho".