Rádios e web deixam de tocar funk de Tati Zaqui devido a direitos autorais
Sem alarde, desde o dia 11 de março o clipe da música "Parara Tibum", da funkeira Tati Zaqui, ficou indisponível no YouTube, no iTunes, nos sites de streaming e nas rádios. O motivo foi um pedido feito pela editora Peermusic do Brasil Edições Musicais, que detém os direitos de "Heigh Ho", que serve como base da faixa gravada pela MC, para que ela fosse retirada do ar.
A canção é originalmente do filme de animação "Branca de Neve e os Sete Anões", de 1937, composta por Larry Morey e Frank Churchill. A editora não gostou da versão de Tati Zaqui --que substitui os versos "Eu vou, eu vou, pra casa agora eu vou", por "Eu vou, eu vou, sentar agora eu vou"-- e entrou em contato com a cantora, que acatou o pedido de retirar "Parara Tibum" do ar.
"O entendimento era de que a música era de domínio público. Após o pedido feito pela editora, prontamente retiramos a música do ar", disse José Pena, responsável pela distribuição do conteúdo de Tati.
"Não fomos processados, ameaçados ou notificados. O que ocorreu foi um pedido da editora. Para evitar qualquer desdobramento ou outras interpretações que o caso pudesse ter, nós acatamos o pedido", completou. De acordo com José Pena, a orientação é para a artista não "comentar" mais sobre a música.
Questionados se Tati estava proibida de cantar a música nos shows, nem José Pena nem Rubens Souza, empresário da cantora, confirmaram ou negaram. "A única coisa que posso dizer é que acatamos rigorosamente tudo o que a editora nos pediu", concluiu Souza.
No entanto, caso Tati cante "Parara Tibum" em seus shows, o direito autoral da música deverá ser pago ao detentor original da faixa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.